Bem-vindo – 22/12/2024 09:50

PCDF deflagra operação para sequestrar recursos de organização criminosa de projeção nacional

 Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco/Decor), desencadeou, na manhã desta sexta-feira (25), a segunda fase da Operação Gravatas.

A ação, que contou com o apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Penitenciário do Ministério Público do Distrito Federal (NUPRI/MPDFT), teve o objetivo de dar cumprimento a medidas de constrição patrimonial, consistente em bloqueio e indisponibilidade judicial das contas bancárias e ativos dos investigados, além da apreensão de bens moveis. A investigação visa apurar a atuação de alguns membros e advogados de organização criminosa de projeção nacional, que estariam dissimulando o recebimento e a movimentação de recursos oriundos de atividades ilícitas.

Os investigados se utilizaram da profissão de advogado, com a finalidade de receberem valores de origem ilícita que seriam, posteriormente, revertidos a integrantes da alta cúpula do grupo. As apurações indicam que os advogados utilizariam contas pessoais a fim de movimentar recursos da facção criminosa. Assim, disponibilizariam benefícios aos internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. O fato constitui a prática do crime de lavagem de dinheiro e receptação. As medidas que estão sendo cumpridas na data de hoje são sequestro e bloqueio de contas bancárias, bens e veículos, cujos valores ultrapassam R$ 300 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *