Reajuste da tarifa de cidades do Entorno ao Plano Piloto teve reajuste de 26%; Planaltina de Goiás passa a ter a passagem mais cara. Vídeo mostra parte da mobilização realizada na
cidade.
Um grupo de moradores protestou, na manhã desta segunda-feira (5), contra o aumento da tarifa do transporte público, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O reajuste de até 26% nas tarifas foi iniciado no domingo (4). Um vídeo mostra parte da mobilização realizada na cidade.
Em contato com a Secretaria de Transporte de Mobilidade do Distrito Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para um posicionamento sobre o reajuste, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Com o reajuste, o preço da tarifa de Planaltina de Goiás deve ser o mais alto. Veja os valores dos reajustes abaixo:
- Planaltina de Goiás: de R$ 7,85 para R$ 9,80;
- Águas Lindas de Goiás: de R$ 7,80 para R$ 9,75;
- Luziânia: de R$ 7,40 para 9,25;
- Santo Antônio do Descoberto: de R$ 7,30 para R$ 9,15;
- Valparaíso de Goiás: de R$ 5,40 para R$ 6,75.
foto : planaltina de Goiás
No site da secretaria, a pasta justifica que “estudos técnicos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade concluíram que o reajuste das passagens é necessário para evitar o colapso do transporte do Entorno”.
Em Planaltina, segundo moradores, os protestos realizados na manhã desta segunda-feira ocorreram em frente a frente da garagem de uma empresa de ônibus responsável por levar os usuários para Brasília.
João Florentino Sobrinho é um dos cerca de 175 mil passageiros que utilizam o transporte público diariamente no Entorno do Distrito Federal. Ele contou que todos os dias vai de Luziânia para Brasília, onde trabalha com manutenção em condomínios. Para João, o reajuste será um grande peso no orçamento.
Já Damiana Mendonça, que é manicure, disse ter ficado surpresa com o aumento e afirmou não ter condições de arcar com as novas tarifas.
Mas vamos acionar amanhã o STF pedindo a suspensão imediata desse reajuste. O aumento da passagem penaliza 175 mil passageiros que usam essas linhas diariamente. Goiás já questiona no STF a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de conceder a regulamentação do transporte interestadual daquela região ao Governo do Distrito Federal.
Temos que promover um debate entre a União, os governos de Goiás e Distrito Federal, conjuntamente com as prefeituras do Entorno, e definir o porcentual de subsídio de cada ente para reduzir o valor da passagem, como fizemos na Região Metropolitana de Goiânia. Não podemos deixar cartéis ditarem a política tarifária do transporte público.