Categoria cobra melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Quatro viagens partiram após horário previsto; não houve cancelamentos.
foto : aeroporto DF
O segundo dia da greve dos aeronautas causou atrasos em quatro voos que partiriam do Aeroporto de Brasília, na manhã desta terça-feira (20). As informações são da Inframerica, concessionária que administra o terminal. Além disso, dois voos estão previstos chegarem na capital com atraso. Não houve cancelamentos até a última atualização desta reportagem. A categoria cobra melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Nesta segunda, foram 24 voos atrasados e três cancelamentos
A Inframerica orienta que os passageiros com viagens marcadas cheguem com 2 horas de antecedência ao terminal. Em caso de dúvidas, os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea. Em nota, a Latam afirmou que a empresa registrou apenas impactos pontuais nesta terça e pede para que os passageiro confiram os horários dos voos nas plataformas da companhia. “Os passageiros com voos afetados pela greve poderão remarcar gratuitamente seus voos ou, em caso de desistência, solicitar o reembolso de seus bilhetes”, afirmou a Latam. A Azul declarou que não irá se manifestar sobre a paralisação. Já a Gol disse que todos os voos foram operados, apesar de alguns terem sofrido atrasos. “Todos os esforços estão sendo empregados em tratar as contingências com nossos Clientes, minimizando efetivamente os impactos”, apontou a empresa.
Greve dos aeronautas
A categoria cobra melhores condições de trabalho, além de reajustes salariais. Na sexta-feira (16), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de 90% dos aeronautas em serviço no caso de greve da categoria.A decisão é uma resposta à ação judicial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) contra o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). No domingo (18), os aeronautas rejeitaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023. Segundo o SNA, 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% foram favoráveis, e 0,66% se abstiveram. Participaram da assembleia online 5.767 votantes. Aeronautas são todos os profissionais que exercem atividade no interior de uma aeronave, como o comandante (piloto), co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.