Durante depoimento, o Autor do crime disse que ele estava bebendo quando a vítima o chamou de corno em seguida lhe deu um tapa na cara, ele saiu dizendo que voltaria e mataria e assim fez, versão está confirmada pela testemunha na delegacia.
A equipe do Tático composta pelos policiais Sgt Diego, SD Sousa e SD Cavalcanti foi informada hoje, 03/02/2023, por volta das 20:00, sobre um homicídio ocorrido na quadra 153 do bairro céu azul. De imediato deslocou para o local onde já havia outra viatura preservando o local (SGT Valmir e CB Wiliam), além de muitos populares. A equipe começou a ouvir pessoas no intuito de localizar o autor, uma pessoa de forma anônima fez contato com a equipe de inteligência do 20 BPM e informou o endereço na quadra 139 lote 28 e informou ainda que o indivíduo tinha os cabelos grisalhos e costumava beber junto com a vítima.
A equipe então juntamente com a equipe de inteligência deslocou ao endereço onde foi possível visualizar uma correria dentro do lote e uma porta batendo e em seguida as luzes apagaram. O portão estava aberto e então ao chamar na porta e informar que se tratava de uma averiguação da polícia o autor já falou de dentro que iria se entregar. Então o autor do homicídio ocorrido horas antes foi identificado como sendo a pessoa de Leandro de Souza Neves. Na casa foi encontrada a faca usada no crime e as roupas usadas por Leandro na ação criminosa, questionado, Leandro informou estava bebendo no bar do Raimundo com a vítima e outras pessoas e que a motivação foi o fato da vítima identificada como sendo Maurício Vieira dos Santos ter chamado Leandro de corno, e em seguida ter desferido uma tapa na sua cara.
Então Leandro saiu do bar dizendo que iria voltar e matar Maurício. Dessa forma Leandro buscou uma faca e voltou ao bar desferindo duas facadas na vítima. A equipe conseguiu identificar uma testemunha que estava no bar bebendo junto com autor e vítima foi trazido a DP para dar o seu depoimento. Desta forma a equipe do Tático conduziu o autor e os objetos para a 2 DP de Valparaíso para os procedimentos de praxe.