Região que sofria com índices de criminalidade altos receberá unidade com protocolos de segurança máxima e área destinada a trabalho dos internos
Com investimentos previstos de R$ 17,8 milhões do Tesouro Estadual, a Unidade Prisional de Novo Gama terá capacidade para 300 detentos e vai desafogar o sistema carcerário da região. A estrutura seguirá protocolos adotados em presídios de segurança máxima e é projetada para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. A obra foi vistoriada nesta quarta-feira (21/06) pelo governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales.
“Estamos ampliando nossas penitenciárias para que as pessoas venham realmente cumprir pena e tenham também o viés educativo”, disse o governador. Na ocasião, Caiado anunciou que serão criadas 3 mil novas vagas nos presídios goianos até 2025, sendo 1,6 mil no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e 1,4 mil em outras cidades.
Em Novo Gama, o Governo de Goiás retomou a construção do presídio, que estava abandonado. A unidade terá quatro alas, com 75 vagas cada, áreas administrativas, de saúde, segurança, manutenção, vivência coletiva, além de galpão industrial, guarita de vigilância e corpo de guarda. O complexo ainda vai receber uma central de gás, com reservatório e gerador de energia elétrica.
A estrutura está em um terreno de 40 mil metros quadrados, com área construída de mais de 5,6 mil metros quadrados, sendo dois alojamentos divididos por um muro central. A obra é executada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em conjunto com a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), sob a supervisão da Seinfra. A previsão de entrega é para 2024.
Segundo o secretário Pedro Sales, a construção da unidade está em estágio avançado, com cerca de 70 homens trabalhando no local. “É uma obra fundamental para assegurar as condições de segurança do município de Novo Gama, trazendo os internos para uma unidade que oferece muito mais segurança para eles próprios e para a comunidade”, disse Sales.
O novo presídio também traz estruturas para incentivar o trabalho dos detentos, como explica Josimar Pires, diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás. “A unidade terá galpões destinados a diversas atividades. É uma obra que já vem com o projeto da parte do trabalho, com atividades de ressocialização”.
O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, ressaltou a atenção que o Governo de Goiás tem destinado à região, que sofria com elevados índices de criminalidade. “A população de Novo Gama e região vai se sentir ainda mais segura”.