Nesta manhã (20/10/2023) a SSP/DF, através da CAIPS, organizou a operação integrada, voltada a repressão de crimes de furto em interior de veículo ocorridos na área central de Brasília.

Organizada pela 5ª DP, a ação contou com 20 policiais civis, 14 policiais militares e 4 agentes do DETRAN, além do apoio da Delegacia Móvel da PCDF.
A operação foi realizada com a finalidade de fiscalizar a atuação dos lavadores e guardadores de veículos situados no setor Hoteleiro Sul e no Setor Comercial Sul. Para exercer tal atividade, os interessados devem estar previamente cadastrados na Secretaria de Trabalho do GDF e possuir crachá com identificação via QR Code.
A ação visava coibir a atuação irregular de tal atividade e reforçar o compromisso dos guardadores com a segurança dos veículos deixados em sua área de atuação.
A operação realizada hoje resultou na prisão de 17 pessoas, sendo 16 pela contravenção penal de exercício irregular de profissão ou atividade, pois estavam trabalhando em desacordo com as condições legais.
Um dos detidos estava em posse de uma faca militar e também foi autuado pela contravenção penal de porte de arma branca. Por se tratarem de infrações de menor potencial ofensivo, eles foram liberados após assinarem o termo de compromisso de comparecerem em juízo quando intimados.
Um dos flanelinhas foi autuado por estar sendo procurado pela prática de homicídio, crime este cometido na cidade de Planaltina/GO. Após a formalização de sua prisão, ele foi recolhido à carceragem da DCCP/PCDF, onde permanecerá à disposição da Justiça.



