Parentes da vítima chegaram a dizer, que no momento dos disparos jefferson tomava cerveja na calçada
Policiais militares de Valparaíso foram acionados para deslocar até a rua dos carroceiros Vila Guaíra na manhã de sábado 21/10, segundo a polícia militar, o acionamento foi para atender ao chamado de um Provável local de homicídio.
Chegando no local, os policiais se depararam com a vítima identificada por Jefferson Rafael da Silva Cortez 27 anos caído ao solo, um cobertor sobre o corpo com várias marcas de tiro, sangue na parede, próximo da cabeça da vítima, outras perfurações foram observadas também no pescoço, segundo a polícia, ambas as perfurações provocadas por arma de fogo.
Em conversa com parente da vítima, Jefferson estava bebendo sozinho em frente à residência, por volta das 5h16 escutou alguns disparos aproximadamente quatro, em seguida arrancada brusca de um veículo sentido de DF 290.
Momentos depois se depararam com Jeferson caído ao solo aparentemente desfalecido, A ocorrência foi registrada no ciops do jardim céu azul e repassada ao GIH, grupo de investigação de homicídios da cidade.