Bem-vindo – 21/11/2024 10:45

Em cerca de 5 horas, DF registra 44% das chuvas esperadas para o mês

Volume previsto para fevereiro com base na média histórica é de 179,5mm. Entre 18h e 23h, o Inmet registrou 78,8mm

Em pouco mais de cinco horas, o Distrito Federal registrou 78,8 mm de chuva. O valor, notificado na estação de Águas Emendadas entre 18h e 23h de sexta-feira (9/2), corresponde a 44% do total esperado para o mês de fevereiro. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Considerando os 10 primeiros dias, a capital do país ultrapassou o volume previsto para todo fevereiro: 179,5mm, com base na média histórica do período.

Alerta laranja

Na última madrugada, a temperatura mínima registrada na capital federal foi de 18°C. Ao longo do dia, ela pode alcançar os 27°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 95%.

O DF também está na lista de locais sob alerta laranja do Inmet. O aviso meteorológico, emitido pelo instituto às 10h deste sábado (10/2), valerá até o mesmo horário de domingo (10/2) e prevê registros de chuvas intensas. A estimativa de volume pluviométrico é de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 quilômetros por hora.

Governo comenta

Após os estragos causados pelas chuvas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou que mobilizou uma força-tarefa para reparação da capital.

“Em apenas quatro horas, choveu quase metade do previsto para o mês de fevereiro no DF, por isso, desde a noite passada, mobilizamos uma força-tarefa que tem trabalhado para reparar os estragos causados pela chuva, limpar a rede de drenagem e remover árvores e entulhos”.

“Temos feito o possível para reduzir o impacto das chuvas no DF. É importante lembrarmos que em um único mandato isso não seria possível, mas estou comprometido em solucionar grande parte desses desafios”, completou.

Na manhã deste sábado (10/2), as ruas da Asa Norte amanheceram novamente alagadas em diferentes pontos. Equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham na desobstrução das vias que ficaram inundadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *