Bem-vindo – 15/10/2025 16:11

Mais de 10 cidades sofrem com surto de diarreia; veja quais

Com a chegada do período de seca, a SES prevê um aumento nos casos de diarreia aguda nos próximos meses

Um surto de diarreia aguda está afetando mais de dez municípios goianos, com mais de 2 mil casos registrados desde junho deste ano. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que a causa da doença está relacionada à contaminação da água por uma bactéria conhecida como Escherichia coli.

Campos Belos é a cidade mais atingida pelo surto, com 1.130 casos registrados entre junho e agosto. Outros municípios como Cavalcante, Monte Alegre, Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba também estão enfrentando a situação.

A SES investiga a origem da contaminação e suspeita da presença de poços irregulares em terrenos particulares. No entanto, outras fontes de água, como rios e lixões, também estão sendo analisadas. A secretaria alerta que a água contaminada se torna imprópria para o consumo e pode causar a doença.

Com a chegada do período de seca, a SES prevê um aumento nos casos de diarreia aguda nos próximos meses. A falta de chuvas pode agravar a situação e aumentar o risco de contaminação da água.

Para evitar a contaminação, a SES orienta a população a adotar algumas medidas simples, como: lavar bem as mãos com água e sabão, principalmente antes de se alimentar e após usar o banheiro, consumir água tratada e alimentos bem cozidos, manter alimentos guardados em locais protegidos de insetos, buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômito e febre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *