Bem-vindo – 12/12/2024 17:37

FICCO/DF combate tráfico de drogas e cumpre 19 mandados no DF, BA, SC e GO

Operação suíte 33 investiga o envio e recebimento de drogas pelos Correios.

FICCO/DF combate tráfico de drogas e cumpre 19 mandados no DF, BA, SC e GO

Brasília/DF – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do DF deflagrou na manhã de hoje (10/12) a operação Suíte 33, com objetivo de investigar um esquema de tráfico internacional que seria operacionalizado por meio de envios e recebimentos de drogas pelos Correios. São cumpridos 18 mandados de Busca e Apreensão e 1 de prisão em Brasília/DF, Pirenópolis/GO, Porto Seguro/BA e em Itapema/SC, expedidos pela 2ª Vara de Entorpecentes do TJDFT.

As investigações tiveram início após apurações preliminares indicarem que um suspeito, alvo do mandado de prisão preventiva, receberia drogas, principalmente sintéticas, de países da Europa por meio de serviço postal. Durante as investigações quase 6,5 kg de ecstasy recebidos da Holanda e da Alemanha foram apreendidos. As drogas seriam, então, revendidas para outros traficantes no DF e, também pelos correios, para outras unidades da Federação.

FICCO/DF combate tráfico de drogas e cumpre 19 mandados no DF, BA, SC e GO

O grupo também adquiriria drogas de facções criminosas locais, as quais, juntamente com as recebidas do exterior, seriam armazenadas em quartos de hotéis e de aluguéis por temporada para posterior distribuição. O inquérito policial já identificou ao menos 18 membros que integrariam o grupo, de forma que 7 já se encontrariam presos, em sua maior parte em razão pelo cometimento de tráfico de drogas em outros processos.

Apenas no período entre maio e setembro de 2023, menos de 6 meses, o grupo teria movimentado quase R$ 12 milhões com o esquema. As investigações seguem em andamento.

A FICCO/DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF e tem por objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade, especialmente grave e violenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *