Bem-vindo – 22/12/2024 09:13

Pagamento em parcela única terá desconto de 8%, calendário do IPVA 2025 em Goiás : veja as datas

Pagamento em parcela única terá desconto de 8%

A Secretaria da Economia de Goiás divulgou, na tarde desta quinta-feira (19), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. Neste ano, todas as placas seguirão um mesmo prazo inicial: 15 de janeiro. A data marca tanto o vencimento para quem optar pelo pagamento à vista, com desconto de 8%, quanto o início do parcelamento do imposto.

O desconto à vista é maior do que o aplicado em 2023, que foi de 7%. A partir de 2025, todas as parcelas vencerão no dia 15 de cada mês. “ A medida visa facilitar a organização dos contribuintes” , ressaltou o auditor fiscal Jorge Arêas. Caso o vencimento coincida com finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 poderão parcelar o imposto em até nove vezes, enquanto os demais finais de placas (3 a 0) terão até dez parcelas. A diferença se deve à exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define setembro como o prazo final para o licenciamento anual das placas 1 e 2.

O valor do IPVA é calculado com base na tabela FIPE, que apresentou reduções médias nos preços de veículos usados em relação ao ano passado. Enquanto camionetas e utilitários tiveram queda de 3,38%, automóveis registraram redução de 1,76%. Em contrapartida, os caminhões sofreram reajuste de 3,81%.

Isenções e descontos

Veículos com mais de 15 anos de fabricação e aqueles pertencentes a Pessoas com Deficiência (PCD) são isentos do IPVA em Goiás. Carros populares (com motor de até 1.0) e motocicletas de até 125 cilindradas têm desconto de 50%. Também há reduções adicionais para participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que variam de 5% a 10%. A frota tributável no estado alcança cerca de 2 milhões de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *