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Avião da FAB faz pouso de emergência no Aeroporto de Brasília

Aeronave fez pouso de emergência às 11h58 desta quinta-feira (9/1) no Aeroporto de Brasília. Motivo da aterrissagem ainda não foi divulgado

Instantes após decolar, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília, no início da tarde desta quinta-feira (9/1). Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião C-95 Bandeirante estaria realizando um voo de teste da aeronave quando esta apresentou um problema técnico ainda não identificado.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investiga a falha para “aplicação em métodos proativos e preditivos de prevenção de acidentes na aviação militar”. Em nota, a empresa Inframerica, responsável pela gestão do Aeroporto de Brasília, informou que a aeronave da FAB, que saiu do terminal aéreo na capital federal, precisou retornar ao local às 11h58.
O pouso foi realizado em segurança e os Bombeiros Civis de Aeródromo foram acionados para aguardar o retorno do avião e prestar possível apoio aos tripulantes. “Os demais pousos e decolagens estão acontecendo normalmente na outra pista, e não há impacto na operação”, completou a empresa em nota.

Avião que explodiu em Ubatuba é de família de fazendeiro de Goiás

O avião de pequeno porte que ultrapassou a pista de pouso e explodiu no mar nesta quinta-feira (9/1) em uma praia de Ubatuba (SP), no litoral paulista, pertence à família do produtor rural Nelvo Fries, conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fries é dono de propriedades rurais em Goiás. Os dados da aeronave, de modelo Cessna Citation 525 CJ1 e prefixo PR-GFS, atestam que ele detém 33,3% da cota do avião, seguido por outros integrantes da família, como Celso Fries (33,3%) e Maria Gertrudes Fries (16,6%).

A aeronave foi fabricada em 2008, possui oito assentos e está em situação regular, com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 3 de setembro deste ano. Ela só não possui autorização para realização de táxi aéreo.

Até o momento, a prefeitura de Ubatuba informou que há oito vítimas do acidente, sendo cinco ocupantes do avião (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam numa pista de skate atingida no momento da queda. Às 11h23, foi confirmado um óbito, do piloto da aeronave, Paulo Seghetto.

Natural de Goiânia (GO), ele trabalhou por 14 anos na empresa Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo. Na companhia, ele foi first officer da ERJ-145 e depois copiloto do modelo ATR-72. Conforme perfil no Facebook, o goiano estudou na escola Thomas Alberto Whatelly.

Avião saiu de Goiás

O que se sabe, até então, é que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros (GO), cidade no estado de Goiás que fica a 427 quilômetros de Goiânia. O município é o mesmo onde a família Fries possui propriedades e empreendimentos rurais.

Dados das plataformas de rastreamento on-line de voos mostram que o sinal do avião começou a ser captado apenas na região da divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais, já em altitude.

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