Apesar da descoberta do esquema de corrupção, a major Diana Gontijo tranquilizou a população, informando que a Ciretran de Formosa continua funcionando normalmente
Uma investigação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) revelou um esquema de corrupção que operava dentro da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Formosa. Segundo apurações internas, servidores estariam envolvidos na facilitação de fraudes em diversos processos veiculares.
A gerente de atendimento regional e chefe do núcleo de inteligência do Detran-GO, major Diana Gontijo, deu mais detalhes sobre a operação. Ela explicou que o Detran recebeu informações anônimas de usuários, tanto pela ouvidoria e Disk Detran 154, quanto diretamente pelo delegado Waldir.
Após um período de investigação que durou aproximadamente seis meses, o núcleo de inteligência do Detran identificou mais de 1.100 processos com indícios de irregularidades. A major Gontijo revelou que três ex-servidoras da Ciretran de Formosa estavam diretamente envolvidas no esquema.
Questionada sobre como as fraudes ocorriam, a major detalhou que o esquema se aproveitava da busca por facilidades em processos como transferências veiculares de pessoas falecidas (para evitar inventário), remarcação de chassi e transferências de veículos sem a devida procuração.
“Então eles aliciam alguns dos nossos servidores também com a participação de outros agentes externos para que esses serviços sejam feitos de uma forma que não exijam as documentações que são necessárias”, explicou.
O papel dos servidores envolvidos era, portanto, burlar o sistema e facilitar esses acessos em troca de vantagens indevidas.
Apesar da descoberta do esquema de corrupção, a major Diana Gontijo tranquilizou a população, informando que a Ciretran de Formosa continua funcionando normalmente.
“Sim, a Ciretran está ativa, porque dos quatro servidores, apenas três estavam envolvidos. Um deles, que é o supervisor, não foi identificado nada que desabone a conduta. Então a Ciretran está ativa, funcionando e pronta para receber os nossos clientes cidadãos”, garantiu.
As investigações sobre o esquema de corrupção devem prosseguir para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão total dos prejuízos causados. O Detran-GO reforça seu compromisso com a transparência e o combate à corrupção em seus órgãos.