Bem-vindo – 15/10/2025 11:36

A cada cinco garrafas de Destilados vendidos no país, um é falso informa estudo

Cinco pessoas morreram em São Paulo por consumo de bebida alcoólica contaminada com metanol

Mais de um terço dos destilados vendidos no Brasil é falsificado, de acordo com a pesquisa “Mercado Ilegal de Álcool no Brasil”, do Euromonitor International com base em dados de 2023. O levantamento aponta que a situação se agravou após a desativação, em 2016, do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), que monitorava automaticamente a fabricação. Desde então, a fiscalização passou a depender apenas da autodeclaração das empresas, o que abriu espaço para irregularidades.

Segundo o estudo, cerca de 29,7 % dos destilados vendidos no país são de origem ilícita (falsificação, refil, produção sem registro etc.). Nesta segunda-feira (29), o comitê técnico do Ministério da Justiça se reuniu com autoridades de saúde para debater os casos de intoxicação em São Paulo. A prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou a terceira morte suspeita por consumo de bebida adulterada com metanol no estado de São Paulo. Outros dez casos estão em investigação pela Secretaria de Estado da Saúde, que acompanha a situação de perto.

Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) levantou neste domingo (28) a suspeita de que o PCC (Primeiro Comando da Capital) possa estar ligado aos recentes casos de intoxicação por metanol em São Paulo. Segundo a entidade, o produto químico usado pela facção para adulterar combustíveis pode ter sido revendido a destilarias clandestinas, após operações que fecharam distribuidoras ligadas ao esquema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *