Apesar da última manutenção, as faixas estão apagadas em certos locais como mostra foto abaixo.

O portal Radar Valparaíso, apurou que vários pontos da cidade virou um verdadeiro desafio atravessar a rua devido perigo com a falta de clareza nas faixas de pedestre, nos locais como por exemplo, valparaíso 01 próximo ao Bar e restaurante ávila, a poucos metros do estabelecimento existe uma faixa de pedestre pouco observada pelos condutores, fato que por pouco aconteceu um atropelamento nesta sexta feira 24/10 próximo as 12;00 hs.
Pintadas de branco as faixas de pedestre no município estão desgastadas, sem refletir, tem causado sustos tanto nos pedestres como em condutores que muitas vezes tem que pisar no freio bruscamente para não atropelar pedestres que tentam atravessar sobre as faixas como presenciou a equipe do portal durante o horário de Almoço.
“Quem não conhece o local toma um verdadeiro susto, foi o que aconteceu com maurício, motorista de uma transportadora com sede no Distrito Federal que veio a cidade fazer entrega, durante a passagem pelo local com caminhão, quase atropelou uma pedestre que atravessava a via no início da tarde desta Sexta – feira 24/10”.
O portal também apurou que não só no valparaíso 01 , mas também nas avenidas mais movimentadas da cidade a situação é a mesmo ; centro do Valparaíso 01, nas marginais da br 040, na avenida principal do valparaíso do 02 próximo ao batalhão, todas estão gastas e precisando de manutenção.
A “lei da faixa de pedestre” garante prioridade aos pedestres sobre os veículos nas faixas de travessia, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os motoristas devem obrigatoriamente parar e dar preferência ao pedestre que estiver atravessando, mesmo se o sinal para eles estiver verde. Essa prioridade é válida até a conclusão da travessia. É obrigatório para o pedestre utilizar a faixa quando ela estiver a no máximo 50 metros de distância.
Uma faixa de pedestre deve ser branca e ter como fundo uma cor de contraste, que, segundo a legislação, é o preto. O branco é a cor padrão para a faixa em si, para garantir visibilidade, enquanto o preto é usado no asfalto ou na área ao redor para realçar ainda mais a travessia. Outras cores no fundo, como vermelho ou verde, são consideradas irregulares por não estarem previstas na legislação de trânsito, exceto em casos experimentais autorizados.
O portal fez contato com (SMT)Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte, órgão executivo de trânsito do município, e atendidos pelo Superintendente André Luiz dos Reis, e exposta a situação, andré informou que a última manutenção foi feita nos meados de agosto, mas que devido a situações de tempo, desgaste do próprio asfalto devido tráfego de veículos, tempo seco e chuva, a tinta vai desbotando.
André ainda disse que está previsto para quarta-feira 29/11 o início de retomada das primeiras revitalizações em faixas de pedestres, o superintendente aproveitou para alertar os motoristas sobre a sinalização de placas de trânsito ao longo da via.



