Objetivo é oferecer estímulo visual, sensorial e motor aos pacientes

O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMI) disponibiliza móbiles terapêuticos para estímulo visual e motor aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). A iniciativa visa promover o desenvolvimento pleno dos pequenos, mesmo durante internações prolongadas.
“Muitas vezes o contexto hospitalar limita a variedade de estímulos que são recebidos pelos bebês. Por meio dos móbiles, ampliamos a humanização do atendimento e buscamos estimular o desenvolvimento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
“Em casa, o bebê tem uma série de estímulos, por meio do ambiente e da interação com a família. No hospital, precisamos criar estratégias para oferecer essas experiências de forma segura”, destaca.
A fisioterapeuta Letícia Ferreira, que integra a iniciativa, explica que a instalação dos móbiles facilita que o bebê receba alta hospitalar dentro dos marcos esperados de desenvolvimento. “Buscamos estimular todos os bebês para evitar alterações como assimetria craniana ou torcicolo. O contato visual, a estimulação sensorial e motora são fundamentais para o bem-estar e para uma alta com qualidade”, completa.
Além dos benefícios ao desenvolvimento infantil, a ação também fortalece a humanização do atendimento. “As mães percebem que o cuidado com seus filhos vai além do tratamento médico. Elas veem que estamos atentos ao desenvolvimento global da criança, mesmo dentro da UTI, o que traz conforto e acolhimento em um momento tão sensível”, pontua a fisioterapeuta.
Materiais
Os móbiles terapêuticos são confeccionados com materiais disponíveis na própria unidade, com diferentes cores, formatos e texturas para despertar o interesse dos pacientes. A ideia é proporcionar um ambiente mais rico em estímulos visuais, o mais próximo possível do que ele teria em casa. Assim, estimulamos a percepção visual e o desenvolvimento sensório-motor”, explica Letícia.


