Após novas regras para habilitação, número de pedidos cresceu mais de 240%
![]()
A procura pela CNH em Goiás registrou um salto expressivo após o afrouxamento das regras para obtenção da carteira de habilitação. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito apontam que, em janeiro de 2026, foram contabilizados 58.599 pedidos, contra 17.079 solicitações em janeiro de 2025 — um aumento superior a 240%.
Apesar do crescimento na demanda, candidatos relatam dificuldades para agendar a prova teórica da CNH, etapa obrigatória antes do início das aulas práticas. A queixa principal é a demora na marcação do exame, justamente no momento em que o governo federal flexibilizou as exigências para emissão do documento.
Prova online com inteligência artificial
Para tentar resolver o problema, o Detran-GO anunciou que começará a utilizar, a partir da próxima semana, uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar na aplicação das provas teóricas.
Com a mudança, o candidato poderá fazer o exame de forma online, de onde estiver, desde que tenha acesso a um computador com câmera e internet. Os fiscais responsáveis pelo monitoramento ficarão em uma sala que está sendo estruturada na sede do Detran, em Goiânia.
Segundo o presidente do Detran Goiás, Waldir Soares, atualmente as provas teóricas estão sendo aplicadas em Goiânia e Anápolis. “Já nas demais localidades do estado o sistema está sendo adaptado porque a prova vai passar por uma modificação, deixando de ser presencial e passando a ser online. Essa adaptação está encontrando uma pequena dificuldade, mas até a próxima semana estará funcionando em todo o estado”, afirmou.


