Bem-vindo – 24/06/2026 14:13

Daniel Vilela sanciona lei que amplia acesso ao Ipasgo Saúde e atualiza estrutura da operadora

Nova legislação permite inclusão de parentes até o quarto grau, abre espaço para adesão de novas entidades e promove mudanças na governança da instituição

 A Lei nº 24.360/2026, que promove alterações na estrutura administrativa e nas regras de adesão ao Ipasgo Saúde, foi sancionada pelo governador Daniel Vilela. Publicada no Diário Oficial do Estado, a norma, segundo o governo estadual, busca adequar a operadora às exigências regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e criar condições para sua expansão.

Entre as principais mudanças está a ampliação das possibilidades de ingresso de beneficiários. De acordo com a nova legislação, familiares de até quarto grau de parentesco poderão aderir aos planos oferecidos pelo Ipasgo Saúde, observadas as regras de cada produto e os registros junto à ANS. A medida amplia o alcance da cobertura para parentes como primos, tios-avôs e outros familiares que não estavam contemplados pelas regras anteriores.

Novos Convênios

A lei também autoriza a celebração de convênios com novas entidades patrocinadoras, como associações, sindicatos e conselhos profissionais. Segundo o Ipasgo Saúde, a mudança atende a uma demanda de organizações que manifestavam interesse em oferecer o plano aos seus vinculados, mas encontravam limitações na legislação vigente.

A legislação prevê um prazo de até 120 dias para as adequações estatutárias, regulamentares e operacionais necessárias à implementação das mudanças. Nesse período, deverão ser definidos os detalhes dos produtos que serão oferecidos aos novos públicos, em conformidade com as normas da ANS e com as deliberações dos órgãos de governança da operadora.

De acordo com dados do Ipasgo Saúde, a instituição atende atualmente mais de 585 mil beneficiários e possui uma rede credenciada com mais de 4,4 mil prestadores de serviços, entre hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde distribuídos em Goiás e no Distrito Federal.

Ainda segundo a operadora, os últimos anos foram marcados por iniciativas voltadas à modernização dos serviços, incluindo a ampliação da rede assistencial, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, a expansão da telemedicina e a digitalização de processos de atendimento.

Para o plano, proposta integra o processo contínuo de modernização do Ipasgo Saúde iniciado após a transformação da autarquia em Serviço Social Autônomo e destaca o compromisso da instituição com a transparência, a eficiência administrativa e a sustentabilidade de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *