A possível reaproximação pode estar relacionada às últimas discussões no cenário nacional da política, já que tanto Caiado quanto Bolsonaro são contrário à proposta da Reforma Tributária e interesses comum podem unir os políticos.
Deputado Federal, Professor Alcides (PL), que participa do almoço entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador Ronaldo Caiado (UB) e outros aliados no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, no início da tarde desta sexta-feira (14), falou com os jornalistas, deu um possível “spoiler” do que está sendo tratado nesse encontro ao declarar que “Caiado é, sem dúvida, um dos bons nomes para 2026”.
Aliados de Bolsonaro alegam que o ex-presidente está em tratamento dentário na Capital e, por estar na cidade, Caiado teria convidado para um almoço. Já fontes palacianas, conforme apurado, pela redação a fontes ligadas ao governador afirmam que foi Bolsonaro que pediu a agenda com o governador.
No entanto, a possível reaproximação pode estar relacionada às últimas discussões no cenário nacional da política, Reforma Tributária. Pauta que Caiado trabalhou e ainda tem trabalhado para que a proposta seja revista e não aprovada com o texto atual, já que tira a autonomia fiscal dos estados e a arrecadação passa a ser gerida por um conselho.
Apesar de não ter uma motivação administrativa, já que está sem mandato, Bolsonaro também é contrário à aprovação da pauta, mais por uma questão pessoal, já que não aceita que a Reforma Tributária, que é pauta há anos no Congresso Nacional, seja concretizada no Governo Lula, seu “arqui-inimigo” político.
A especulação é de que no cardápio desse almoço esteja a discussão da proposta da Reforma Tributária, aprovada na Câmara dos Deputados e tramitando no Senado e ainda uma possível parceria política, já que Bolsonaro foi condenado á inelegibilidade e Caiado tem pretensões de sair candidato à presidência da República em 2026.
Os últimos acontecimentos políticos no cenário nacional reforçam a tese.
Primeiro, o reconhecimento do nome do governador Caiado como nome forte para corrida eleitoral ao palácio do Planalto em 2026, que segundo os analistas nacionais, reúne experiência, capital político, êxito na administração em Goiás, inclusive considerado o melhor governador do Brasil, segundo um levantamento do Governo Federal.
Segundo a indisposição de Bolsonaro com seu “herdeiro político natural”, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, que mostrou alinhamento político com governo Lula e ajudou na aprovação da proposta da Reforma Tributária, declarando publicamente que concordava com 95% do texto.
O Partido Liberal (PL), de Bolsonaro teria analisado esse cenário e avaliado as possibilidades de uma reaproximação com Caiado, que é do União Brasil.
A tese é reforçada pelo deputado Professor Alcides, que, na entrada do Palácio das Esmeraldas, onde Caiado recebeu Bolsonaro, declarou que as arestas entre os dois foram aparadas e que o governador é nome para 2026.,
“Eles tiveram um pouco distante por um determinado período na campanha, mais por problemas pessoais deles mesmo, né? Ambos são muito intempestivos e falam aquilo que dá vontade de falar na hora que deve falar. E por isso acredito que as arestas foram aparadas e o Ronaldo pode ser, sem dúvida, um dos bons nomes para 2026”.