Bem-vindo – 21/11/2024 10:38

Anápolis (GO) tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos

Boletim foi emitido pela SES na última sexta (12) e ainda aponta que Goiás possui 60 casos confirmados da doença.

Anápolis (GO) tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos

Anápolis (GO) tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos (Foto: Divulgação – UFG)

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) aponta que Anápolis possui seis casos em investigação de varíola dos macacos (Monkeypox). O documento foi emitido pela SES-GO na última sexta (12) e ainda informa que Goiás possui 60 casos confirmados da doença.

Destes confirmados, 46 são moradores de Goiânia. Há, ainda, sete casos em Aparecida de Goiânia. Municípios com um caso são: Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Itaberaí e Luziânia e Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.

Apenas Chapadão do Céu, Jaraguá, Mineiros e Rio Verde não notificaram casos suspeitos de varíola dos macacos. Segundo a pasta, há outros 246 casos suspeitos no Estado.

Em Anápolis, o atendimento especializado é feito no Hospital Estadual de Urgências Dr. Henrique Santillo (Heana). Inicialmente serão sete hospitais estaduais distribuídos em todo Estado para atendimento de casos suspeitos: HDT, HECAD, HEMAP, SANTA HELENA, JATAI, HEANA, URUAÇU.

Modo de transmissão segundo a SES:

Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)

Medidas de prevenção:

  • Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados).
  • Evitar contatos próximos com pessoas com suspeita ou confirmadas de Monkeypox;  – Evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas) na pele;
  • Usar máscara em ambientes (abertos/fechados) com aglomeração de pessoas;
  • Não compartilhar objetos pessoais: toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *