Bem-vindo – 07/02/2026 10:11

ANTT fala em novo reajuste de passagens previsto ainda este mês de fevereiro

Enquanto consórcio entre os governos do DF e de Goiás para o transporte público da região não sai do papel, usuários já temem a possibilidade de mais um aumento

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, confirmou ao RADAR VALPARAISO que um novo reajuste do preço das passagens do transporte público do Entorno do DF pode acontecer ainda no mês de fevereiro. A Agência informou que ainda não há tabela nem percentual definidos e que a apuração do novo reajuste está em andamento. As tarifas em algumas cidades da região já ultrapassam os R$ 10,00.

O último reajuste tarifário das passagens do Entorno, que foi de 2,9%, aconteceu em 23 de setembro do ano passado. Com a possibilidade de novas mudanças, passageiros que saem de cidades goianas para o DF lamentam mais um aumento no preço das passagens.

Em 2024, 97% do total de passageiros transportados nessa categoria fizeram o deslocamento entre DF e Entorno. Foram 49 milhões de passageiros transportados ao longo do período. Os dados são do Anuário Estatístico do Transporte Interestadual e Internacional de Passageiros da ANTT. O aumento nas tarifas é um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas que precisam do serviço.

Os governos do DF e de Goiás tratam desde 2024 a possibilidade de um consórcio para o transporte público da região do Entorno. O secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, conversou sobre o andamento do consórcio para que a situação dos passageiros seja facilitada.

“Desde a recriação da Secretaria do Entorno no ano passado, o GDF e o governo de Goiás estabeleceram como prioridade constituir um consórcio interfederativo inicialmente entre Goiás, DF e União porque é um instrumento que realmente você poderia criar um ambiente de governança para todo o Entorno, que enfrenta um desafio histórico na questão de mobilidade. Esse consórcio avançou até o segundo semestre do ano passado, até que no mês de agosto a ANTT se manifestou por não participar”, comentou o secretário.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *