Bem-vindo – 07/09/2024 20:47
Previous slide
Next slide

“Apagão Cibernético” afeta internet em todo mundo e Goiânia sofre com “efeito cascata”

Informações preliminares indicam que o apagão originou-se em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows da Microsoft. A Microsoft atribui o problema a uma atualização de terceiros em sistemas Windows.

Um apagão cibernético está causando atrasos em voos, interrupções em serviços bancários e problemas de comunicação em todo o mundo nesta sexta-feira (19). No Brasil, usuários relatam que aplicativos bancários estão fora do ar, e bolsas de valores em todo o mundo enfrentaram dificuldades.

O Aeroporto de Goiânia, Santa Genoveva, sofre com o “efeito cascata” desse apagão cibernético. Apesar de não sofrer com problemas diretos nos sistemas, dois voos precisaram ser atrasados até que os demais aeroportos verifiquem a situação e se reorganizem para decolagens e aterrissagens com seguranças.

Segundo o comunicado do aeroporto de Goiânia, os dois voos em atraso são da companhia Azul. Um voo que tinha destino Belo Horizonte, em Minas Gerais, decolou com 30 minutos de atraso. Outro, com destino a Campinas, no interior de São Paulo, decolou com atraso de 50 minutos.

O Santa Genoveva não confirmou que esses atrasos tivessem relação com o “apagão cibernético”, mas foi apurado que o aeroporto, no início da manhã desta sexta-feira (19), estava operando sem o serviço de informática, o que teria ocasionado esses atrasos. O Santa Genoveva não informou se há previsão de novos atrasos ou cancelamento de voos.

Entenda o caso

A CrowdStrike, uma empresa de segurança digital, está no centro do incidente, embora não haja indícios de um ataque hacker. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os voos. A JetBlue, que opera principalmente voos domésticos nos EUA, continua operando normalmente.

O governo australiano sugere que o problema está relacionado a uma falha global na CrowdStrike. A empresa confirmou falhas em sistemas operacionais Windows associadas ao sensor “Falcon”. A CrowdStrike oferece serviços de cibersegurança para grandes empresas, identificando vulnerabilidades e prevenindo ataques de hackers.

Informações preliminares indicam que o apagão originou-se em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows da Microsoft. A Microsoft atribui o problema a uma atualização de terceiros em sistemas Windows.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *