Bem-vindo – 28/11/2025 05:46

Após isenção do IR, governo Lula mira fim da escala 6×1

Ministro diz já ter avisado às empresas para começarem a estudar o tema, apesar de defender um tempo de transição para se prepararem

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a aprovação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil é uma vitória que servirá de exemplo para outra pauta do trabalhador: o fim da escala 6×1. O tema é de grande popularidade para o presidente Lula. A fala foi dada em entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo, neste sábado (7).

Para ele, é possível reduzir a escala para 40h semanais. Inclusive, o ministro diz já ter avisado às empresas para começarem a estudar o tema, apesar de defender um tempo de transição para se prepararem.

“Temos que compreender a necessidade econômica de vários setores, que precisam funcionar os 365 dias do ano, 24 horas por dia. Uma lei como essa não terá o alcance de estabelecer como fazer a engenharia de grades horárias. Mas é plenamente possível sair da 6×1 com negociação coletiva para equacionar esse conjunto de questões sem atropelos”, disse Marinho.

Para ele, o Congresso tem se sensibilizado sobre o tema, mas os trabalhadores precisam continuar a mobilização, pois ainda não há unanimidade.

Ainda durante a entrevista, ele falou sobre o avanço da “pejotização”. Para ele, demitir trabalhadores celetistas para enquadrá-los em pessoas jurídicas (PJs) é fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *