Bem-vindo – 21/11/2024 09:12

Após reunião com Haddad, Caiado se reúne com deputados, senadores e pede apoio para manter Goiás na RRF

A fim de fomentar o diálogo sobre demandas que envolvem o desenvolvimento do estado, o encontro reuniu cerca de 15 parlamentares, entre deputados e senadores, na Sala de Reuniões de Líderes da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu na noite desta quarta-feira (23) com parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional para tratar de projetos de interesse de Goiás. A fim de fomentar o diálogo sobre demandas que envolvem o desenvolvimento do estado, o encontro reuniu cerca de 15 parlamentares, entre deputados e senadores, na Sala de Reuniões de Líderes da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Entre os assuntos, foi tratado o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), no qual Goiás está inserido desde dezembro de 2021. No início deste mês, após o Tesouro Nacional recomendar a exclusão de Goiás do RRF por entender que o Estado já teria atendido todas as condicionantes do regime, Caiado esteve em Brasília, em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendendo a permanência do Estado no regime.

Na oportunidade, Caiado citou as perdas, como no ICMS dos combustíveis e energia elétrica, em torno de R$ 5 bilhões só neste ano. Ele pediu apoio da bancada na defesa da permanência necessária do Estado no RRF.

Líder da bancada goiana na Câmara, a deputada federal Flávia Morais (PDT) reafirmou. “Alguns alegam que o Estado recuperou, mas na verdade o Estado enfrenta grandes perdas com a retirada do ICMS dos combustíveis. Então, nós precisamos manter esse regime para Goiás e vamos trabalhar também em demandas importantes, como o transporte coletivo da Região do Entorno”, frisou a deputada.

Flávia Morais colocou ainda toda bancada goiana à disposição do governador para o diálogo, sempre que necessário.

“Aqui nós somos apartidários, não tem briga política, todos trabalhamos juntos, unidos por Goiás”, finalizou.

O chefe do Executivo goiano classificou a reunião como produtiva e disse que foram tratados vários assuntos, desde as receitas e dificuldades do Estado, ao apoio recebido com as emendas dos parlamentares.

“Nós dependemos das emendas de bancada, principalmente na nossa área de saúde, que nós expandimos muito. De dois em dois meses eu quero estar aqui com a bancada, ouvindo e recebendo-os em Goiânia também. Essa é a prática política”, afirmou o governador.

Desde 2019 o governo vem ampliando o atendimento à saúde com a regionalização por meio das policlínicas e conclusão de obras e reformas de hospitais em vários municípios. Ao todo, foram construídas seis policlínicas: em Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos. Juntas, as unidades realizaram, somente no ano passado, mais de 200 mil atendimentos médicos e de multiprofissionais para a população do interior.

O Governo de Goiás também está construindo em Goiânia o maior hospital público dedicado ao tratamento do câncer. Com investimentos de mais de R$ 427,7 milhões, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA) terá mais de 44 mil metros quadrados de área construída, estrutura com mais de 148 leitos adultos e pediátricos, centro cirúrgico, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.

A unidade é instalada às margens da BR-153, na capital. Caiado explicou que houve aumento nos gastos com o custeio das unidades de saúde e pediu a atenção da bancada na destinação de emendas para área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *