Segundo o secretário mesmo em um período chuvoso como este que estamos passando no estado, em valparaíso as máquinas e servidores do Governo Municipal não param de trabalhar.
foto : limpeza de Boca de Logo valparaízo 02 – Ascom
Quem caminha pelas ruas de Valparaíso já percebeu que as máquinas estão trabalhando a todo vapor pelo município, No segundo dia ano 02/01/2023, O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, está realizando a limpeza e desobstrução das bocas de lobo afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. O trabalho visa prevenir alagamentos em vários pontos do município, garantindo o escoamento das enxugados e mais segurança aos condutores de veículos e pedestres valparaisenses.
Durante o período de chuvas, a presença de resíduos e outros materiais nas bocas de lobo, ramais e galerias, contribuem negativamente para alagamentos em Valparaíso. É importante destacar que a boca de lobo tem a função de absorver a água da chuva que escorre pela rede coletora no subterrâneo. O Governo Municipal alerta à população para que evite jogar lixo ou entulho em vias públicas, praças e córregos. A ação irresponsável contribui para a proliferação de doenças e diversos problemas relacionados à infraestrutura da cidade, Pontos de Alagamentos cegando a causar destruição. Manter a cidade limpa também é dever da comunidade.
A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, iniciou o ano de 2023, dando continuidade aos serviços de conservação e limpeza em praças, ruas, avenidas, canteiros, órgãos públicos e terrenos baldios, em Valparaíso de Goiás. O cronograma traçado pela pasta, visa o atendimento das demandas da comunidade e solucionar os principais problemas indicados nos últimos dias, principalmente, relacionados às chuvas que castigaram a cidade no final de 2022. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, neste momento, vários bairros estão recebendo capina, roçagem, varrição, recolhimento de entulho, limpeza e desobstrução de boca de lobo e tapa-buraco.
foto : Roçagem Lote Baldios – ascom
A Prefeitura de Valparaíso, por meio do secretário Dr. Marcus Vinícius, volta a reforçar um antigo pedido à população. “Senhores moradores, evitem depositar lixo e entulho em locais impróprios. A manutenção dos espaços públicos urbanos é importantíssima para mantermos o bem-estar e qualidade de vida do povo. Precisamos de cada cidadão para manter essa conservação”, finalizou o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. A equipe de limpeza está empenhada e trabalhando para que as ruas e vias estejam sempre limpas e seguras, mas para isso a Prefeitura Municipal pede a colaboração de todos os proprietários de terrenos para que executem a limpeza em seus lotes.
O especialista
A equipe de reportagem buscou resposta do Engenheiro Roberto Teixeira para falar sobre os principais motivos de enchentes em áreas Urbanas, em respostas ele disse que, ” Várias são as causas das enchentes urbanas, mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, tem o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.
O especialista ainda falou sobre aquisição de imóveis em áreas consideradas inapropriadas, “Tem solução, sim. Evidentemente algumas medidas são paliativas. Há formas de intervenção para melhorar a estabilidade dos terrenos, drenar melhor a água, conter encostas, ou seja, melhorar a condição de segurança e a gestão do lugar para que, mesmo numa situação de risco possam evitar mortes.
Mas a questão é que ninguém vai morar numa área considerada de risco porque quer, as pessoas vão morar numa área porque não têm nenhuma outra opção melhor relativamente as suas economias, o construtor quer vender, ele só não fala dos riscos e perigos onde o cliente que quer comprar pode poderá no futuro enfrentar, der repente o sonho vira pesadelo. Estamos falando de trabalhadores cujo rendimento não possibilita a compra ou aluguel de uma moradia num local Melhor. E isso se repete em todas as cidades e regiões metropolitanas.