Ação aconteceu no Plano Piloto e BRs 040 e 060. Operação realizou ainda outros tipos de autuações.
Operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal do Distrito Federal (PRF-DF), em conjunto com a Polícia Militar (PM-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) autuou, entre a noite da última sexta-feira (23) e a madrugada de sábado (24), um total de 145 pessoas por dirigirem sob efeito de álcool no Distrito Federal.
A ação, que consiste na 18ª fase da Operação Força Conjunta, também realizou outras 43 autuações diversas, recuperou um veículo e recolheu outros 44. Os pontos de bloqueio aconteceram simultaneamente no Plano Piloto, na BR 040 e BR 060. A operação envolveu 127 agentes das quatro forças, 59 viaturas, oito guinchos, e um helicóptero.
O principal foco da operação é prevenir e reprimir as principais condutas que resultam em acidentes graves e que são cometidas reiteradas vezes por motoristas, como embriaguez ao volante, falta de atenção e equipamentos obrigatórios ineficientes ou vencidos. Além de fiscalizar o trânsito, a ação também focou em outros crimes que envolvem o emprego de veículos automotores, como tráfico de drogas, de armas, pessoas e animais silvestres.
A Operação Força Conjunta tem o objetivo de aumentar a segurança viária e reprimir infrações de trânsito e outros crimes, retirando de circulação veículos e condutores que ofereçam risco ao tráfego. Ação ocorre mensalmente pontos mapeados do Distrito Federal e a cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições. A ação desse mês foi coordenada pela Polícia Rodoviária Federal.