Evento contou com participação de lideranças nacionais, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e os líderes Valdemar Costa Neto (PL) e Gilberto Kassab (PSD). Leilão beneficente do evento destina fundos para o hospital Cora.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), apresentou neste sábado (13) os resultados da política de segurança pública implementada no estado, durante o Rocas Festival 2025, em Itu (SP). Ele destacou avanços que, segundo ele, garantiram mais qualidade de vida e tranquilidade aos goianos.
“Enfrentamos a violência de frente. Hoje, em Goiás, você pode andar com o celular na mão em qualquer lugar, pode deixar o carro na rua. Temos, inclusive, o seguro veicular mais barato do Brasil”, afirmou, ressaltando que a segurança continua sendo uma das maiores demandas da população.
O painel foi mediado por Rafael Furlanetti, sócio-diretor institucional da XP Investimentos, e contou também com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de lideranças nacionais como Valdemar Costa Neto (PL) e Gilberto Kassab (PSD).
Caiado defendeu que a segurança pública deve ser tratada como prioridade de governo e de forma integrada. “O Estado não pode se curvar ao bandido. Quando se consolida o Estado Democrático de Direito, a população vive em paz e cria seus filhos longe do narcotráfico”, disse. Ele também destacou ações no sistema prisional goiano, voltadas à ressocialização de detentos com oferta de trabalho e estudo. “Somos referência. Recebi o embaixador de El Salvador para apresentar nosso modelo, que inclui oficinas de marcenaria, confecção, construção civil e salas de aula”, completou.
Além da segurança, o governador ressaltou o potencial de Goiás na exploração de terras raras, minerais estratégicos para a indústria tecnológica. O estado concentra as maiores reservas do Brasil, com destaque para Minaçu — onde funciona a única operação comercial em atividade no país. “O mundo inteiro busca esse recurso, e Goiás é protagonista. Já recorremos ao Japão, que enviou comitiva para conhecer nosso potencial e apoiar na transformação desses minerais em produtos de alto valor agregado”, afirmou.
O Rocas Festival, realizado de 10 a 14 de setembro na Coudelaria Rocas do Vouga, promove painéis, exposições e leilões que integram política, cultura e esporte. Referência no aprimoramento do cavalo Puro Sangue Lusitano, o espaço é considerado um polo de excelência e tradição equestre no Brasil.
Entre os destaques do evento está o leilão beneficente em prol do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), primeiro hospital estadual 100% SUS voltado ao tratamento oncológico infantojuvenil. Em funcionamento desde 9 de junho, o Cora será oficialmente inaugurado em 25 de setembro. Parte da renda do leilão será revertida para a unidade pelo segundo ano consecutivo.