Bem-vindo – 14/10/2025 21:47

FUNDEINFRA : Caiado poderá receber nesta semana da Alego projeto para sancionar e taxação do agro.

Proposta foi aprovada sob forte protesto do agro. Objetivo do Governo é arrecadar cerca de R$ 1 bi para recuperar e pavimentar estradas

foto : Alego

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ainda aguarda a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) enviar o projeto que cria o Fundeinfra (Fundo da Infraestrutura) para sancionar a lei que irá taxar o agronegócio goiano em até 1,65%. Alego afirmou que a proposta aprovada por 22 votos favoráveis e 14 contrários, sob forte protesto de representantes do agro no último dia 23, deve ser encaminhada ao Governo ainda esta semana.

Assim que chegar ao Palácio das Esmeraldas, o fundo deve ser sancionado pelo governador. A nova lei prevê uma contribuição do setor agropecuário e de minérios, que possuem incentivos fiscais, recurso que será utilizado em prol do próprio segmento por meio de investimentos em infraestrutura, assim como já existe em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Votação polêmica

Um dia antes da análise final do projeto, a sessão foi suspensa depois que empresários do agronegócio invadiram o Plenário da Alego e ameaçaram deputados da base governista.

O Governo lamentou e repudiou a invasão do plenário, a qual classificou como “atos de vandalismo”.

Para virar de vez esta página, o governador precisa sancionar a lei, mas isso só ocorrerá após a Assembleia enviar o projeto aprovado para análise do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *