Bem-vindo – 21/11/2024 07:50

Câncer de pênis causou 651 amputações no Brasil em 2023.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer (4), médicos alertam que esse tipo de tumor pode ser prevenido com higiene diária. Mais de 450 homens morreram no Brasil, no ano passado, em decorrência do câncer de pênis.

Em 2023, o Brasil registrou 651 amputações – totais e parciais – de pênis e 454 óbitos em decorrência do câncer de pênis. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, neste domingo (4), os dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia alertam para a necessidade do diagnóstico rápido da doença, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Distrito Federal, o médico Fransber Rodrigues.

“Os homens [e pessoas com pênis] não procuram o médico no início do quadro. […] É muito comum o câncer de pênis chegar em estágio avançado, pois têm vergonha, não mostram para ninguém. Chegam com infecção secundária, mau odor. Eles acham que vão melhorar e ficam dois, três, quatro meses sem buscar atendimento”, diz o urologista.

O Brasil é considerado um país com alta incidência de câncer de pênis. Apenas no Distrito Federal, em 2023, a Secretaria de Saúde registrou oito amputações do órgão na rede pública e quatro mortes. Uma das principais formas de prevenir a doença é a higiene diária (saiba mais abaixo).

Sinais de alerta e diagnóstico precoce

De acordo com o médico Fransber Rodrigues, há alguns sinais de alerta que podem ser identificados:

Mancha, ferida, rugosidade, tumor ou úlcera na glande (cabeça do pênis), na pele que cobre a cabeça do pênis ou no corpo do pênis

Secreção branca (esmegma)

Aumento anormal, mudança de cor da pele do pênis ou prepúcio (tecido da cabeça do pênis)

“O câncer de pênis começa no exterior, sempre se inicia no exterior, que é onde tem agressão pela má higiene, pelo [papilomavírus humano] HPV. Ele começa como rugosidade que não melhora e vai piorando, como uma mancha que não melhora e, principalmente, feridas que não cicatrizam”, explica o urologista.

Se houver algum dos sinais descritos acima, o especialista aponta que é preciso buscar atendimento médico. “O diagnóstico precoce do câncer de pênis é essencial para melhores resultados no tratamento.
Ver tradução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *