Bem-vindo – 02/12/2025 17:51

Candidato de direita à presidente da Colômbia leva pelo menos cinco tiros na nuca

Miguel Uribe, senador de direita e opositor ferrenho de Petro, foi alvejado enquanto discursava; governo fala em ataque à democracia

O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, foi baleado neste sábado (7), durante um evento de campanha na zona oeste de Bogotá. Pré-candidato à Presidência nas eleições de 2026, Uribe discursava diante de apoiadores quando tiros interromperam abruptamente a fala. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o político caído sobre um veículo, com o corpo ensanguentado e sendo amparado por aliados.

Segundo o jornal colombiano El Espectador, Uribe estaria em um estado de saúde delicado após ter sido atingido cinco ou seis vezes na nuca. O atentado foi confirmado em nota oficial do governo colombiano.

“Esse ato de violência é um ataque não apenas contra a integridade física do senador, mas também contra a democracia, a liberdade de pensamento e o exercício legítimo da política na Colômbia”, diz o comunicado. Pouco depois, o presidente Gustavo Petro se manifestou no X (antigo Twitter), com uma mensagem enigmática e carregada de emoção, que indica que Uribe não resistiu aos ferimentos.

“Querem matar o filho de uma mulher árabe em Bogotá, a quem já haviam assassinado… Matam tanto o filho quanto a mãe”, escreveu o presidente, em referência à mãe do senador, Diana Turbay, jornalista morta em 1991 durante uma operação para resgatá-la de um sequestro atribuído ao cartel de Medellín. “Minha solidariedade à família Uribe e à família Turbay. Não sei como aliviar a dor deles. É a dor de uma mãe e de uma pátria perdidas”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *