Bem-vindo – 07/02/2026 09:26

Concurso público da Assembleia de Goiás será realizado neste domingo (8/2) em Goiânia

Certame teve mais de 38 mil inscritos

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, neste domingo (8/2) o concurso público que contará com a participação de 38.203 candidatos inscritos, o que representa uma média de 464 candidatos por vaga. O certame é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação das provas e pela condução de todas as etapas do processo seletivo.

Os locais de prova foram divulgados pela FGV na última segunda-feira (2/2), e podem ser consultados no portal oficial da banca organizadora, na aba “Consulta ao local de prova”. Para acessar as informações, o candidato deve informar o número do CPF e realizar a verificação do Captcha. No mesmo ambiente, também estão disponíveis orientações sobre os itens permitidos e proibidos durante a realização das provas.

As provas serão aplicadas a partir das 13 horas. Os portões serão fechados pontualmente às 12h30, não sendo permitida a entrada de candidatos após esse horário, o que acarretará eliminação automática. Para acesso à sala de provas, será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, além do cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da FGV.

Cargos

O concurso da Alego oferece 101 vagas distribuídas em 18 cargos. Dez desses cargos são inéditos e parte dos demais, embora já existentes, não foi ofertada no concurso realizado em 2018. Do total de vagas, há reserva para pessoas com deficiência (PcDs) e para candidatos negros, conforme a legislação vigente em Goiás. A reserva segue a Lei Estadual nº 23.389, de 6 de maio de 2025, que garante aos candidatos negros 20% das vagas em concursos públicos ou seleções simplificadas para cargos efetivos e empregos públicos nos Poderes Executivo e Legislativo estaduais.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Policial Legislativo, com 40 vagas, sendo 30 de ampla concorrência, duas destinadas a pessoas com deficiência (PcDs) e oito reservadas a candidatos negros; Analista Administrativo, com 20 vagas, sendo 15 de ampla concorrência, uma para PcD e quatro para candidatos negros; Analista de Ciência de Dados (2 vagas); Analista de Controle Externo em Contabilidade (1 vaga); Analista de Controle Externo em Finanças e Controle (1 vaga); Analista de Controle Interno em Contabilidade (1 vaga); Analista de Controle Interno em Finanças e Controle, com duas vagas, sendo uma de ampla concorrência e uma reservada a candidatos negros; Analista de Gerenciamento de Projetos de TI (2 vagas); Analista de Sistemas (2 vagas); Analista de Infraestrutura, com quatro vagas, sendo três de ampla concorrência e uma reservada a candidatos negros; Contador, com quatro vagas, sendo três de ampla concorrência e uma reservada a candidatos negros; Desenvolvedor de Sistemas, com oito vagas, sendo cinco de ampla concorrência, uma para PcD e duas reservadas a candidatos negros; Economista (1 vaga); Assistente de Suporte em TI, com sete vagas, sendo cinco de ampla concorrência, uma para PcD e uma reservada a candidatos negros; Fotógrafo (2 vagas); Técnico de Gravação e Som, com duas vagas, sendo uma de ampla concorrência e uma reservada a candidatos negros; e Técnico em Refrigeração e Ar-Condicionado (1 vaga).

Processo seletivo

O processo seletivo contará com diversas etapas, incluindo prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos. Também estão previstas prova de conhecimentos práticos, exclusiva para o cargo de Assistente Legislativo (categoria funcional Técnico de Gravação e Som); avaliação psicológica e prova de aptidão física, ambas de caráter eliminatório, destinadas ao cargo de Policial Legislativo; além de prova de títulos, de caráter classificatório, exclusiva para os cargos de Analista Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), destacou a importância da realização do concurso e o compromisso da Casa com o fortalecimento institucional. Segundo ele, o certame representa um marco para o Poder Legislativo estadual, após oito anos sem a realização de concurso público.

“Este concurso é um passo fundamental para o fortalecimento da Assembleia Legislativa de Goiás. Após oito anos sem a realização de um certame, estamos garantindo a renovação e a ampliação do nosso quadro de servidores efetivos, com profissionais qualificados, preparados e comprometidos com o serviço público. A Alego tem avançado em transparência, modernização e eficiência, e esse concurso reflete o nosso compromisso com uma gestão responsável, que valoriza o servidor e assegura melhores condições de atendimento à população goiana”, afirmou o presidente.

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *