Bem-vindo – 09/02/2026 20:08

Conteúdo impróprio e aliciadores acendem alerta dos pais em relação ao Roblox

Videogame on-line é acessado por milhões de crianças no Brasil

O videogame Roblox tem sido investigado em vários Estados brasileiros diante da preocupação de pais e autoridades com o conteúdo que circula na plataforma e com o risco representado pela presença de aliciadores digitais. O jogo é, na verdade, um metaverso, funcionando mais como uma rede social imersiva, com milhares de mundos acessíveis e milhões de usuários on-line.

Essa preocupação pautou, no domingo (8/12), reportagem especial no Fantástico, que destacou como a criação de contas e o acesso à plataforma é fácil e simples, sem exigir documento ou e-mail de usuários que se declaram maiores de idade.

A reportagem apontou fragilidades na segurança digital para menores que usam a plataforma, mesmo com a legislação brasileira sendo amparada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pelo Marco Civil da Internet. Além disso, vale mencionar que a própria plataforma tem tomado medidas para mediar essa situação, como restringir o chat por voz por grupos de idade, a partir do uso de identificação facial.

Globalmente, a própria plataforma relata ter 50 milhões de usuários menores de 13 anos e 57 milhões entre 13 e 17 anos. A reportagem mostrou a presença de servidores com bailes funk com músicas sexualizadas; apologia a facções criminosas; ataques em escolas; encorajamento ao suicídio e à violência; e outros casos graves. A matéria apresentou investigações feitas pela Polícia Civil em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Curitiba, uma menina de 11 anos foi chantageada por outro usuário. Em Porto Alegre, uma menina de 13 anos teve fotos íntimas vazadas por outro usuário adolescente, de 16 anos. Em todas elas, os delegados relatam dificuldade e demora para retirar do ar os servidores denunciados.

Para prevenir os crimes, a matéria destacou, como resposta dos especialistas, a presença dos pais: a medida mais importante seria jogar junto com os filhos, compartilhando o ambiente virtual e observando o que está acontecendo. Outra medida fundamental é reduzir o tempo de tela: quanto menor o tempo e a autonomia da criança em um ambiente digital anônimo, menor o risco.

Quer ficar sabendo de tudo que acontece na Região ? siga nosso perfil @radarvalparaisonews 🎥📷↩ 💻www.radarvalparaísonews.com.br👈 Quer falar com a redação do 💻 www.radarvalparaísonews.com.br👈 para sugerir reportagens ? adicione nosso contato 📲📞 61981801829 sigilo total da fonte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *