Bem-vindo – 13/10/2025 21:49

Demissão em massa de vigilantes causa tumulto e bate boca no Hospital de Base DF

Os vigilantes terceirizados suspenderam a paralisação no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e nas unidades básicas de saúde (UBSs) de Planaltina, Brazlândia, Sobradinho e Ceilândia, na manhã de terça-feira (30/9).

A categoria chegou a cruzar os braços por algumas horas em protesto a demissão de 48 profissionais de segurança das unidades. Segundo o Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal, não houve justificativa para os desligamentos.

A categoria suspendeu o movimento após a direção do Instituto de Gestão Estratégico de Saúde do DF (Iges-DF) convocar uma nova reunião para esta tarde.

Todos os vigilantes demitidos eram contratados pelo Grupo Cinco Estrelas. Após o início da paralisação, a empresa enviou outros profissionais de segurança para as unidades. A empresa informou que as recentes rescisões ocorreram por readequação de postos de trabalho em contratos de vigilância.

De acordo com o sindicato da categoria, os profissionais demitidos ainda aguardam o pagamento integral de seus direitos trabalhistas, como férias não gozadas. A empresa Cinco Estrelas, responsável pela terceirização dos serviços, emitiu nota informando que as rescisões ocorreram devido a uma “readequação de postos de trabalho em contratos de vigilância”, uma medida tomada conforme a “necessidade operacional identificada pela empresa”. A justificativa, no entanto, é contestada pelos vigilantes e pela representação política.

O desfecho do movimento dependerá da resposta das autoridades e da empresa frente à paralisação. Enquanto os vigilantes permanecem com os braços cruzados, a pressão aumenta para que o IGES e a Secretaria de Saúde intervenham no conflito, garantindo o respeito aos direitos dos trabalhadores e a manutenção dos serviços de segurança nas unidades de saúde afetadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *