A grande coincidência do debate foi o assunto ganhar força após o atropelamento que resultou em morte dia 29/10
A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça (TJDFT) decidiu fazer uma audiência pública para debater medidas de segurança e limpeza do Eixão, incluindo a redução de velocidade da via de 80 km/h para 60 km/h. O evento ainda não tem data para acontecer. A ideia da audiência partiu do Ministério Público (MPDFT), que atualmente defende ação na Justiça para obrigar o Governo do Distrito Federal (GDF) a acatar a mudança na via.
Durante o processo, julgado pela Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, o magistrado reconheceu a importância de ouvir a comunidade e entidades representativas e determinou que fossem convidados para a audiência os administradores da Asa Sul e da Asa Norte, a Associação de Ciclistas de Brasília, a ONG Rodas da Paz e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife).
Redução de velocidade no Eixão
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ingressou, em março deste ano, com uma ação em que pede a redução da velocidade do Eixão de 80 km/h para 60 km/h. O promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura disse ser “inadmissível” que a velocidade do Eixo Rodoviário ainda seja de 80 km/h, considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a velocidade nas vias urbanas seja limitada a 50 km/h. Dênio também lembrou que muitos pedestres preferem atravessar o Eixão e os Eixinhos pela pista, em vez de usarem as passagens subterrâneas, devido à ausência dessa alternativa ou ao risco de serem vítimas de crimes.
“Até que soluções eficazes para a travessia do Eixão e dos Eixinhos sejam implementadas, é certo que muitas pessoas continuarão preferindo se arriscar entre os carros para cruzar essas vias, com o intuito de fugir dos perigos que as esperam nas passagens subterrâneas”, enfatizou o promotor de Justiça.