Os municípios que estão na RME são: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, durante reunião que discute criação da Região Metropolitana do Entorno do DF: projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa | Foto: SGG
O deputado estadual Wilde Cambão, relator do projeto, considera que a criação da RME vai permitir montar um conselho para pensar no Entorno do DF, que de início deve buscar solução para os problemas do municípios como por exemplo transporte coletivo. Agora podemos pensar em mecanismos e criar convênios entre os entes federativos para encontrar saídas em conjunto”, explicou o parlamentar. Com a criação definitiva do projeto vai permitir a promoção de avanços em várias áreas prioritárias para a população do Entorno como transporte coletivo intermunicipal e saúde, o parlamentar enfatizou a necessidade cada vez maior de serviços de saúde para a população e o aumento das demandas que criaram uma situação “muito séria” para os municípios frisou o Deputado Wilde Cambão.
O prefeito de Novo Gama Carlinhos do Mangao, falou da conquista, “um avanço de extrema importância”, nas palavras do prefeito, tem como principal objetivo acabar com os gargalos e trazer maior agilidade as demandas de urgência e emergência, e falou sobre o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Entorno do Distrito Federal (Coderme) que terá Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem a melhoria comum dos municípios contemplados.
foto : Fábio Corrêa, Carlinhos Mangão, Governador Ronaldo Caiado e Pábio Mossoró
O prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Pábio Mossoró disse “sei bem das dificuldades que os municípios enfrentam, seja na questão dos medicamentos de alto custo, seja na hora de conseguir uma vaga de urgência ou emergência para um paciente que não pode esperar. Um grande avanço para toda RME”.
O projeto de lei foi redigido após reuniões junto a representantes dos municípios, por meio da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab); do Governo do Distrito Federal; do Ministério Público de Goiás, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Também foi promovida audiência pública para esclarecer detalhes sobre a criação da região metropolitana. Fazem parte da RME os seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.