O deputado Eduardo Prado (PL) afirmou durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (22), quando o projeto que cria o Fundo para Infraestrutura (Fundeinfra) seria apreciado no plenário para segunda votação, que alguns parlamentares terão que “devolver dinheiro para produtores que bancaram suas campanhas nas eleições deste ano”, caso a matéria, que taxa o agro em 1,65%, seja aprovada. Fundeinfra não inclui para aporte voluntário agricultores de produção familiar, que ficam excluídos seja pelos produtos cultivados ou pela operação de venda direta ao consumidor final
A declaração causa no mínimo estranheza na população porque demonstra que alguns deputados estão votando de acordo com a própria conveniência e não porque realmente defende a população.
Em entrevista à TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, na última sexta-feira (18), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sugeriu que houve tentativa de compra de votos de produtores rurais a deputados estaduais na tramitação do projeto. Com a fala do deputado, nos bastidores, a avaliação é de que há uma pressão inclusive financeira do agro na compra de apoio contra o Fundeinfra.