Evento teve inicio às 8h da manhã e contou com a presença de autoridades

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), mais de 20 mil pessoas participaram, na manhã desta sexta-feira (24/10), do desfile cívico-militar em celebração aos 92 anos de Goiânia, realizado na Avenida 24 de Outubro. O evento contou com a presença do prefeito Sandro Mabel, do vice-governador Daniel Vilela, do general do Exército Sérgio Alexandre de Oliveira, além de outras autoridades civis e militares.
Durante o evento, Mabel destacou que a Prefeitura já planeja o centenário da cidade e reforçou a importância de proporcionar qualidade de vida à população, com investimentos em transporte coletivo, educação e saúde. “Temos o desafio que é fazer uma cidade para as pessoas. Para que, cada vez mais, o goianiense possa ter vez na cidade. Por isso, estamos priorizando o transporte coletivo, a questão das creches e escolas para que as mães possam deixar os seus filhos com a certeza de que terão um bom ensino. E a saúde, que eu considero o maior desafio. É uma saúde que foi muito judiada ao longo do tempo. Nós vamos fazer uma revolução na saúde, vamos colocar muitos recursos, para que a gente possa ter também uma Goiânia mais saudávell”, disse.
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou o apoio do governo estadual à administração municipal e destacou o caráter acolhedor da capital. “Goiânia é hoje, junto com Goiás, o segundo local do Brasil que mais recebe pessoas de outros estados. Graças à segurança plena que tem o cidadão que vive aqui na nossa capital e no nosso estado. Graças a ser uma cidade de oportunidades, uma cidade que gera renda. Uma cidade que tem educação e saúde públicas de qualidade. E, ao longo dos próximos anos, nós estaremos juntos aqui, comemorando cada vez mais conquistas e a garantia de Goiânia ser uma cidade de referência e de qualidade de vida para toda a população”, frisou.
O desfile contou com bandas da Rede Municipal de Educação, do Circo Laheto e do Coral Vozes em Canto, além de bandas marciais de escolas particulares, instituições sociais e corporações das forças de segurança municipais, estaduais e federais. Grupos tradicionais de Folia de Reis também se apresentaram, levando cores, sons e danças que representam a cultura goiana.
Ao final, Mabel, Vilela e demais autoridades cantaram parabéns para Goiânia junto a uma mesa de 92 metros com bolos de pote, distribuídos ao público. Estiveram presentes ainda a vice-prefeita Coronel Cláudia, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, deputados, vereadores e secretários municipais.
Moradores reforçaram a tradição e o carinho pela cidade. Maria Marlene Viana de Souza, 81 anos, disse: “Sou nascida em Goiânia e esta cidade é tudo para mim. Não mudo nunca daqui”.
O policial militar Paulo Henrique Ferreira Gandori comentou: “Minha mãe ensinou para nós que é patriotismo. Então, desde pequeno, ela nos trazia, depois nós passamos a participar. E eu, como policial militar, também participava na cavalaria do desfile. E eu amo desfile. Isso aqui é uma tradição que nunca pode acabar, principalmente sendo feito no aniversário de Goiânia e na Avenida 24 de outubro, o que o torna ainda mais especial”. Já Júlio Mariano do Prado brincou: “Para mim, aqui é tudo. Gosto muito de Goiânia. Se não gostasse, eu não morava aqui”, e completou que acompanha os desfiles desde criança, inclusive os de 7 de setembro.



