Bem-vindo – 15/11/2025 00:11

Distância entre Lula e Caiado cai de 15 para 7 pontos, mostra Quaest

Governador de Goiás ganha fôlego com avanço da pauta da segurança pública após operação policial no Rio de Janeiro.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 35% das intenções de voto para a Presidência da República em um eventual segundo turno contra o presidente Lula (PT), que aparece com 42%. É o que aponta a sondagem realizada pela Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13/11).

No levantamento de outubro, Lula tinha 46% enquanto Caiado aparecia com 31%. A diferença, portanto, que era de 15 pontos, caiu para apenas 7 em apenas um mês. Neste levantamento, 19% declararam que pretendem votar em branco, nulo ou deixar de votar. E 4% estão indecisos.

O número de pessoas que conhecem Caiado e votariam nele cresceu de 13% em maio, quando foi realizada a primeira pesquisa, para 15% agora. O número de eleitores que não o conhecem baixou de 62% para 51%.

A nova rodada do levantamento da Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, em 120 cidades do país, entrevistando 2.004 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiabilidade é de 95%.

‘Calcanhar de Aquiles’ de Lula

O percentual de brasileiros que considera a violência como o maior problema do país passou de 30% para 38%, aponta a nova rodada da Quaest. Para 36%, o desempenho do governo na área é regular, outros 26% avaliam a performance positivamente. O tema segurança pública ganhou destaque no debate político após a operação policial no Rio de Janeiro que terminou com a morte de 121 pessoas.

Um dos principais opositores de Lula, Caiado tem a justamente a segurança pública como uma das principais bandeiras de seu mandato em Goiás. Em outro levantamento da Quaest, em agosto, 74% dos goianos avaliam que Caiado faz uma gestão positiva na área, o melhor percentual entre todos os governadores avaliados.

O Paraná ficou em segundo lugar, com avaliação positiva de 49%, seguido por Minas Gerais, com 38%. As piores avaliações da população local em Segurança Pública estão em São Paulo, com 28%; e do Rio de Janeiro, com 14%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *