Suspeitos vão responder pelo crime de maus-tratos contra animais. Pena pode resultar em até cinco anos de prisão, além do pagamento de multa
Dois homens, um de 69 anos e um de 28, foram presos depois de abandonar três cachorros em uma rua de Ceilândia. O crime foi registrado pelas câmeras de segurança de uma casa da região, em 21 de janeiro.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) a identificou os dois responsáveis pelos animais, que acabaram presos pelo crime de abandono, na tarde dessa quarta-feira (5/2). Em depoimento na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA-Cepema), um dos investigados chegou a negar a autoria da ação, mas depois admitiu o abandono.
Os três cães – duas fêmeas e um macho – foram resgatados pela DRCA-Cepema, com o apoio de protetores de animais de Ceilândia. Quando foram localizados, os cachorros estavam em situação de fome e sede. Eles receberam atendimento veterinário, e um dos animais acabou adotado por um dos policiais envolvidos na operação.
Os investigados vão responder pelo crime de maus-tratos contra animais, previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, cuja pena pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de prever multa e proibição para guarda de animais.
A PCDF lembrou que a população deve ajudar no combate aos crimes contra animais e destacou que denúncias podem ser feitas pelo telefone 197 ou pelo WhatsApp 61 986-261-197.