Com a criação da região metropolitana de Brasília, a expectativa daria muita agilidade para resolver problemas que são centrais no Entorno, como saúde, segurança, educação. Possibilitaria também articular ações e conseguir recursos em conjunto.
foto : Fábio Corrêa, Carlinhos Mangão, Governador Ronaldo Caiado e Pábio Mossoró
Nesta quinta-feira (27) em Goiânia os prefeitos se reuniram com o Governador Ronaldo Caiado onde discutiram vários temas que poderão ser votados na Alego, e que irá beneficiar as cidades e moradores do entorno, entre um dos temas tratados foi a criação da sonhada região metropolitana de Brasília.
Os prefeitos Fábio Mossoró, Carlinhos do Mangao e Fábio Corrêa, aparentaram entusiasmo e otimismo em falar do projeto que para os chefes executivos local será uma grande conquista para população, o projeto assim que receber o sinal verde do governador será colocado em votação na Alego, para os prefeitos será um ganho grande para o entorno.
A ideia defendida é que a criação de uma região metropolitana ajudaria a desafogar os serviços públicos e melhoraria o atendimento nas cidades. Na prática, se a iniciativa for aprovada, seria possível promover ações conjuntas entre a capital e o Entorno, compartilhando, inclusive, recursos. Com a mudança, a região metropolitana ficaria ainda condicionada à aprovação nas assembleias legislativas de Goiás e Minas Gerais e na Câmara Legislativa. Ainda não foi estabelecido quais cidades participarão da iniciativa, o que seria decidido posteriormente. A intenção, no entanto, é agrupar todos os 33 municípios pertencentes à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
ENTENDA A RELEVÂNCIA
A relevância de uma integração efetiva entre o DF e os municípios vizinhos “daria muita agilidade para resolver problemas que são centrais no Entorno, como saúde, segurança, educação. Possibilitaria também articular ações e conseguir recursos em conjunto”.
É preciso criar um fundo de desenvolvimento da região metropolitana administrado pelos governadores. Os prefeitos indicam os projetos prioritários, e o dinheiro vai para isso. Porque hoje, se um Governador seja ele do DF ou GO quer fazer um sistema de transporte para na divisa.
LEIA TAMBÉM
Governo e prefeitos do entorno se reúnem para discutir melhorias no transporte público.