Com a casa cheia de servidores para acompanhar votação, vereadores votam a favor de projeto e contra emendas que favoreceria servidores da saúde (ACS) e endemias (ACE).
foto : câmara de santo Antônio
A sessão realizada na última quinta-feira 06/08, ficou falada por toda cidade e vista por todo estado, o que mais chamou atenção foi a manobra feita por parlamentares governistas da cidade. Durante a sessão com a casa cheia, vendo a pressão popular no plenário, os vereadores Base do prefeito se reunirão com o advogado da prefeitura para articular o plano que saiu pela culatra, no celular, as mensagens de watts vindo do gabinete executivo Local determinava a não aprovação das emendas seguindo a determinação do prefeito.
Segundo fontes ligadas ao Radar Valparaíso News, um dos vereadores base governista, defensor do prefeito, teve a ideia de aprovar o projeto, porém, votaria contra as emendas colocadas em votação no plenário pelos vereadores, Neném da civil e Meiranny (PP) que oficializava o aumento no piso salarial dos servidores pago pelo Governo Federal.
Entenda, duas votações ocorreram durante a sessão, uma para aprovação do projeto e outra da aprovação das emendas de onde sairia a verba para o aumento, desta forma as duas votações teria de passar pelos vereadores, porém a manobra dos vereadores base do prefeito Aleandro Caldato foi descoberta, a partir deste momento começaram as manifestações de indignação por parte dos servidores na casa.
Os vereadores aprovaram o projeto que dá aumento, porém rejeitaram através de 11 votos contra 02 dos vereadores as emendas apresentadas que daria instabilidade, dignidade e reconhecimento aos servidores da saúde e endemia, deixando bem claro que na cidade o Vereador base Governista não tem poder nas suas decisões, e muito menos força de escolher o que é melhor para os profissionais de carreira e moradores da cidade.
Nas rede social o vereador Neném da civil postou “aumento salarial dos ACS e ACE é garantido pela EMENDA CONSTITUCIONAL 120, e pago pela União, ao apresentar o projeto colocaram alguns artigos que podem trazer prejuízo aos servidores, nosso intuito ao apresentar as emendas era evitar essa insegurança jurídica e evitar que prejudiquem servidores, suspendendo seus salários, sem lhes dar o direito do CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA.
“Infelizmente fomos vencidos por 11 vereadores base do prefeito até o Sebastião que acreditávamos que podíamos contar votou contra, não adianta 02 vereadores Neném e Meiranny fazer de tudo, porém tudo será lembrado “disse uma das servidoras que preferiu não se identificar.
Com no término da sessão, começaram as contestações por parte dos servidores, enquanto a base do prefeito ia saindo às pressas.