Esta semana Brasília se tornou palco do festival Marsha em Monumenta!, um evento online produzido por pessoas transexuais. Até sexta-feira (6), o evento transmite apresentações musicais, oficinas e bate-papos pela internet. À frente das atividades estão artistas lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais e outros representantes da comunidade LGBTIAP+.
Para assistir, basta acessar o canal do festival no YouTube. A programação será transmitida das 19h às 22h, com foco na produção artística e cultural da capital federal.
Entre as oficinas, está previsto uma orientação sobre escrita ficcional, nesta terça (3), e na quarta-feira (4), uma formação sobre retificação de nome social e processos jurídicos.
Objetivo do festival
Inspirado na ativista norte-americana Marsha P. Johnson, que lutou pelos direitos da comunidade LGBTIAP+ em 1969, os organizadores explicam que o festival “surgiu da necessidade de ter pessoas trans no protagonismo de suas próprias narrativas“.
Para a produtora do festival, Rafaelly Godoy, “Esta é uma importante iniciativa para a arte LGBTIAP+ do Distrito Federal”. “Queremos que o trabalho dessas artistas possa ser visto, valorizado e suas vidas celebradas”, afirmou.
Programe-se
- Festival Marsha em Monumenta
- Quando: até 6 de agosto, das 19h às 22h
- Onde: pelo Youtube do festival
- De graça