A vitória na final da Copa do Brasil foi uma lição que Tite deveria ter assistido. Mas o ex-técnico do Mengão estava na Europa tentando de reciclar
A Copa do Brasil foi uma conquista do jovem técnico Felipe Luis. Em poucas semanas de trabalho ele já mostrou as suas credenciais. Esse título é dele. Eu ouvi hoje durante as transmissões pela TV alguns comentaristas falarem que o Flamengo “jogou com o regulamento debaixo do braço” (por causa da vitória de 3 x 1 no jogo de ida). Isso é um clichê ridículo e até ofensivo para quem armou o time com tanta sabedoria.
O Flamengo sabia que poderia esperar o Atlético em seu campo, e foi o que fez com muita eficiência. Teve até mais chances de marcar do que o Galo, e mereceu ganhar em BH.
Outra coisa que precisa ser creditada ao técnico Rubro-negro: a coragem para fazer substituições. Gabigol, o homem que poderia decidir o jogo num único lance de contra-ataque, foi sacado no intervalo para entrada de Bruno Henrique, que explorou o lado esquerdo do campo e tornou o Flamengo mais perigoso.
A torcida do Atlético mostrou um comportamento deplorável depois do gol de Gonzalo Plata, que entrou no lugar de Michael. Lamentável. Vai ter consequências.
Tite perdeu essa “aula”
Tudo indica que Felipe Luis soube compreender e assimilar muito do que viu quando foi comandado por treinadores do quilate de Jorge Jesus, Diego Simeone, José Mourinho e até do Tite. Mas, vamos combinar que, se estivesse sob o comando de Tite, o Flamengo dificilmente levantaria esse título da Copa do Brasil. Tite é medroso.
Aliás, Tite e o seu filho Matheus Bachi estiveram recentemente na Europa fazendo uma espécie de “imersão” para assimilar algo de novo em jogos na Espanha e na Inglaterra.
Poderia ter ficado em nosso País e ter dado uma passadinha na Arena MRV, em Beho Horizonte, onde o novato Felipe Luis deu uma verdadeira aula de tática, planejamento e pragmatismo.
Parabéns Flamengo, pentacampeão! Parabéns Felipe Luis!
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai: Twitter; Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com .