Investigação apontou que suspeitos induziam plataforma a emitir ingressos falsos diretamente para e-mail das vítimas
A Polícia civil de Formosa, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic), cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um membro de uma organização criminosa que falsificava ingressos de eventos por todo o Brasil. A operação ocorreu na manhã desta sexta-feira (19).
Segundo a corporação, os integrantes da organização criminosa criavam perfis falsos nas redes sociais e anunciavam a revenda de ingressos nas publicações do perfil oficial do próprio evento. Depois de combinarem os valores, os suspeitos acessavam a plataforma de venda de ingressos e cadastravam um evento clone.
A investigação apontou que os suspeitos induziam a própria plataforma a emitir ingressos falsos diretamente para o e-mail das vítimas. Após receber o suposto ingresso no e-mail, as vítimas faziam o pagamento para as contas bancárias dos falsos revendedores, acreditando que os ingressos eram originais.
No entanto, ao chegarem nos eventos a entrada das vítimas era negada, uma vez que os códigos de acesso não pertenciam ao evento original. A polícia constatou que os valores transferidos pelas vítimas eram creditados em contas bancárias de pessoas que haviam alugado a respectiva conta.
Dessa forma, os donos das contas recebiam uma porcentagem a título de comissão pelos valores ilícitos. Em seguida, os suspeitos que haviam alugado a conta transferiam os valores para outro núcleo da organização criminosa, responsável diretamente pela aplicação dos golpes.
De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), foram coletadas fontes de prova que permitirão o desdobramento das investigações, de modo a localizar a identidade de todos os membros da organização criminosa.