Bem-vindo – 28/11/2025 08:20

Goiás avança quatro posições em ranking de inadimplentes e chega ao 10º lugar

Ranking elaborado pelo CLP aponta também que o Estado perdeu oito posições no indicador de taxa de crescimento

Os goianos estão em 10º lugar no ranking dos mais inadimplentes do Brasil, de acordo com ranking divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em 2025. São quatro posições acima da que Goiás havia alcançado no levantamento anterior. Esse é um dos sete indicadores econômicos analisados pelo CLP, que também tratou de qualidade de crédito para pessoa física, volume de crédito, tamanho de mercado, taxa de crescimento, crescimento potencial da força de trabalho e comprometimento da renda.

Veja a posição de o Estado alcançou em cada um desses indicadores

Tamanho de mercado: 9º lugar (estável)
Taxa de crescimento: 15º lugar (perdeu oito posições)
Crescimento potencial da força de trabalho: 6º lugar (ganhou uma posição)
Comprometimento da renda: 24º lugar (ganhou uma posição)
Qualidade de crédito para pessoa física: 3º lugar (estável)
Volume de crédito: 2º lugar (perdeu uma posição)
Inadimplência: 10º lugar (ganhou quatro posições)

O que é o ranking de competitividade

O Ranking de Competitividade dos Estados apresenta, como objetivo principal, o de alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

“Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Estados pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os Estados, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento”, diz o CLP.

O levantamento utiliza indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *