Especialistas afirmam que o estado é referência no tráfego aeroviário brasileiro. Agronegócio e voos executivos se destacam no setor, em Goiás.
Os goianos apaixonados por aviação podem se orgulhar, pois Goiás está entre os 10 estados com maior número de aeronaves registradas no país, aponta o Anuário Goiás 2023, produzido pelo jornal O Popular. Especialistas afirmam que o agronegócio impulsiona o setor em Goiás, que também é o terceiro estado com o maior número de oficinas de aviões no Brasil.
“Nós estamos no coração do Brasil”, destaca o empresário e diretor comercial do Aeroporto Antares de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Neiva.
Conforme os dados do Anuário, com 1.621 aeronaves registradas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Goiás ocupa o 7º lugar no ranking nacional. O estado fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Veja lista dos 10 estados com maior número de aeronaves registradas no país:
- São Paulo – 8.514;
- Minas Gerais – 2.029;
- Mato Grosso – 1.859;
- Paraná – 1.795;
- Rio de Janeiro – 1.731;
- Rio Grande do Sul – 1.626;
- Goiás – 1.621;
- Pará – 1.171;
- Mato Grosso do Sul – 970;
- Santa Catarina – 907.
O coordenador do curso de ciências aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, Salmen Chaquip, que atuou por 32 anos como militar da Força Aérea Brasileira (FAB), afirma que o agronegócio é um destaque para o setor e um dos responsáveis pelo número de aeronaves no estado.