Ferramenta foi lançada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice Daniel Vilela

O Estado de Goiás passou a contar com uma nova ferramenta que aprimora a segurança pública com o auxílio da Inteligência Artificial (IA). Iniciativa pioneira no Brasil, o sistema ‘IA Contra o Crime’ tem como objetivo apoiar as forças de segurança na identificação e prisão de criminosos, por meio de uma ação integrada. O lançamento oficial foi realizado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e pelo vice Daniel Vilela (MDB) em solenidade na manhã desta segunda-feira (26/1), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Encabeçado pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), o sistema conta com dois módulos de busca. O de veículos identifica modelo, cor, partes da placa, número de passageiros e detalhes visuais, como adesivos, danos na lataria ou mesmo a presença de mochilas de entregas por aplicativos. Já o módulo de pessoas reconhece suspeitos por faixa etária, gênero e características das roupas utilizadas no momento que ocorreu o crime. Entenda mais abaixo.
Segundo Daniel, a plataforma assegura segurança e evita equívocos no momento da identificação. Ele afirmou que a nova ferramenta teve como projeto-piloto o município de Luziânia, onde apresentou aumento de 80% na resolução de crimes e também mais precisão aos policiais e rapidez nas investigações.
O sistema já é operacionalizado também em Goiânia e em Aparecida de Goiânia. A expectativa é que toda a Região Metropolitana esteja equipada até março, especialmente em razão da realização da etapa de MotoGP a ser realizada na Capital entre 20 e 22 do mês referido.
Daniel Vilela também enfatizou que, nesta primeira etapa, serão instaladas 5.643 câmeras. Serão priorizados municípios de divisas com outros Estados, turísticos e também com a pujança do agronegócio. Depois, o ‘IA Contra o Crime’ será implantado em todo o Estado de forma gradual, totalizando 22.236 câmeras.
“É importante destacar que não se trata de um videomonitoramento. É uma ferramenta que funciona como um cinturão virtual, independente de banco de dados. Também é válido ressaltar que a ferramenta é operada por agentes da segurança pública, que passaram por uma qualificação. Nosso objetivo é fazer com que Goiás avance cada vez mais e siga sendo o Estado mais seguro do País”, detalhou o vice-governador.
Quer ficar sabendo de tudo que acontece na Região ? siga nosso perfil @radarvalparaisonews 🎥📷↩ 💻www.radarvalparaísonews.com.br👈
Como funciona na prática
Por meio do cruzamento de dados, imagens, padrões e informações em tempo real, a tecnologia acelera investigações, conecta ocorrências e transforma poucas pistas em respostas rápidas e precisas.
Na prática, a plataforma conta com dois módulos de busca. O de veículos identifica modelo, cor, partes da placa, número de passageiros e detalhes visuais, como adesivos, danos na lataria ou mesmo a presença de mochilas de entregas por aplicativos.
Já o módulo de pessoas reconhece suspeitos por faixa etária, gênero e características das roupas, como tipo e cor.
Após a identificação, alertas automáticos são enviados às viaturas da Polícia Militar por meio de um aplicativo intuitivo, desenvolvido para a rotina operacional das ruas. As equipes, que antigamente precisavam imprimir planilhas diárias para identificar veículos e pessoas procuradas, agora recebem, em tempo real, imagens, localização exata da ocorrência e acesso direto a rotas otimizadas, substituindo processos manuais e ampliando a eficiência do trabalho policial.
Para o governador Ronaldo Caiado (UB), a implementação desta ferramenta de Inteligência Artificial para a segurança pública é possível em razão de um trabalho construído por meio da integração das forças de segurança no Estado. “O que está sendo feito é de forma gradual. Cada passo é realizado de forma estruturada, visando um crescimento exponencial”, pontuou.
Secretário de Segurança Pública, Fernando Brum, afirmou que o novo sistema deve contribuir para a redução da criminalidade no Estado, que já registra reduções significativas por sete anos. “Nosso objetivo é fazer com que o Estado seja cada vez mais referência na segurança pública, de modo a promover maior qualidade de vida à população. A utilização do monitoramento por IA é uma iniciativa inédita no País, que tende a ser exemplo daqui alguns anos”, destacou.
Fonte: A Redação


