O golpista, que começou sua série de fraudes em 2017, é acusado de enganar quase 40 mulheres ao longo dos anos
A Polícia Civil prendeu preventivamente nesta segunda-feira (30) um estelionatário conhecido como “Novinho do Tinder”, durante a Operação Dolus, deflagrada pela 18ª Delegacia de Polícia em Brazlândia. O golpista, que começou sua série de fraudes em 2017, é acusado de enganar quase 40 mulheres ao longo dos anos, utilizando charme e promessas de retornos financeiros falsos.
O criminoso criava uma falsa identidade, se apresentando como um advogado de sucesso e empresário com empresas que atuavam em investimentos na bolsa de valores. Ele estabelecia relacionamentos rápidos ou flertes com suas vítimas e as convencia a investir em supostos esquemas financeiros, prometendo lucros triplicados em pouco tempo. No entanto, o dinheiro desaparecia sem ser restituído.
Para movimentar os valores obtidos com os golpes, o criminoso utilizava contas bancárias de outras vítimas, persuadindo-as a emprestar suas chaves Pix, alegando problemas com suas próprias contas. Ele manipulava as vítimas emocionalmente, ameaçando encerrar os relacionamentos caso não recebessem mais dinheiro.
A investigação revelou que o golpista criou 122 chaves Pix para realizar as fraudes e frequentemente trocava de números de telefone, utilizando até prefixos de outros estados. O prejuízo estimado das vítimas no Distrito Federal é de R$ 50 mil.