Após finalizado, hospital contará com 163 leitos para atender a população do Entorno do Distrito Federal.
A população do Entorno do Distrito Federal, em breve, contará com mais um hospital do Governo de Goiás para atendimento em diversas especialidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos hospitais em Formosa e Luziânia, que foram estadualizados pela gestão do governador Ronaldo Caido ainda em 2020, o Governo de Goiás retomou as obras do Hospital Estadual de Águas Lindas, garantindo uma rede de assistência à saúde para a população do Entorno do Distrito Federal.
As obras foram iniciadas pelo município em 2007, repassadas ao Estado em 2013 e paralisadas cinco anos mais tarde. Na atual gestão, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) retomou a construção. Com investimento de mais de R$ 87,2 milhões, segundo o governador Ronaldo Caiado, a ordem é priorizar a parte externa da obra, reforçando o time de funcionários. “Isso tudo para dar ritmo a esse empreendimento, para, quando começar o período chuvoso, estarmos do lado de dentro”, explica ele.
Foto: Irom Braz Obras do Hospital de Águas Lindas avançam para dotar região de estrutura moderna de assistência médica
Projeto ampliado
A unidade hospitalar teve projeto arquitetônico ampliado de 11 mil m² para quase 16 mil m², e contará com 163 leitos, oito salas de cirurgias gerais, três salas de cirurgia obstétrica, uma hemodinâmica, dois mamógrafos, uma tomografia, dois raio-X e outros equipamentos e dependências. O ritmo de trabalho nas obras está a todo vapor, com 150 homens trabalhando em três frentes de trabalho.
Há operários reconstruindo toda a laje, com as estruturas dos novos dutos do sistema de ar condicionado. Já no interior do prédio, tudo que foi identificado como perdido foi removido e iniciado o revestimento interno. Na parte exterior, os operários trabalham na expansão da unidade, executando a terraplenagem.
As obras, retomadas em fevereiro deste ano, devem ser concluídas em 18 meses e, conforme aponta o governador Ronaldo Caiado, a unidade de saúde será entregue 100% mobiliada e equipada. “Já temos 45% das obras concluídas e nesse ritmo vamos conseguir dar mais um passo na regionalização da saúde para o Entorno do DF”, reforça o governador.
A atual gestão implantou mais de 120 leitos de UTIs e enfermarias nas regiões de Saúde Entorno Norte e Sul e, após a finalização das obras do Hospital Estadual de Águas Lindas e o início dos atendimentos na unidade, o número chegará a quase 300 leitos estaduais na região.
Regionalização
O secretário Estadual de Saúde, Sandro Rodrigues, informa que essa será mais uma unidade que vai compor a infraestrutura montada no Entorno de Brasília, cumprindo a meta de regionalizar a saúde, trazendo mais tranquilidade à população. “É um hospital muito importante para essa região, justamente para atender todos os goianos que moram aqui e que precisam dessa atenção”, salientou.
O Hospital Estadual de Águas Lindas já está com algumas fases finalizadas e outras fases estão em andamento. Veja a atual situação das obras: rede de águas pluviais e esgoto, 100% concluídas e ligada à rede pública; muro de arrimo 50%; casas de máquinas do ar, são 11 unidades e estão com 60%; cobertura 10%; infraestrutura de elétrica/lógica – 15% (Blocos 3, 5 ,7 e 2); Ar condicionado dutos do Bloco 3 e 5 em andamento; revestimentos com pastilhas, externo do Bloco Ambulatório e Hall, Bloco de Enfermaria masculino 50%, Enfermaria feminino 20%; gradil externo 40% e estrutura metálica da ampliação na obra, 80%.
Também na região do Entorno, o Governo de Goiás anunciou a reforma e ampliação do Hospital Estadual de Formosa que passará dos atuais 5 mil metros quadrados de área construída para mais de 18 mil. A ampliação garantirá 150 leitos a mais para atender aos moradores da região. De 90 leitos totais, o hospital passará a 240. Com a estruturação para o acolhimento de pacientes graves, no total serão 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), divididos em gerais, cardiológicos, pediátricos e neonatais.