Bem-vindo – 19/04/2025 17:03

Governo de Goiás se posiciona totalmente contrário ao reajuste de 12% em passagens do entorno

Em resposta ao questionamento deste veículo em relação ao reajuste de 12% no valor da passagem de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno, publicado nesta sexta-feira (3/3) no Diário Oficial da União, informamos o que segue.

O Governo de Goiás é absolutamente contrário ao reajuste de 12% no preço das passagens de ônibus no Entorno do Distrito Federal (DF). A decisão de proceder esse reajuste foi da União, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que neste momento é a responsável pela gestão do transporte rodoviário semiurbano interestadual entre Goiás e o DF, com autonomia para autorizar o aumento.

Desde 2022, o Governo de Goiás mantém esforços para evitar que a população seja penalizada com aumento de passagem e também para estabelecer melhorias ao transporte público do Entorno. O governador Ronaldo Caiado apresentou ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um novo modelo de gestão compartilhada do transporte coletivo, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Poder Público. E apesar de ter a menor receita entre os três entes federativos envolvidos nessa discussão – Governo de Goiás, Governo do Distrito Federal e União -, Caiado declarou disposição em arcar com 1/3 do subsídio.

De iniciativa do chefe do Executivo goiano, o projeto do consórcio foi entregue ao ministro de Relações Institucionais no último dia 23 de fevereiro. Para dar sequência às discussões sobre esse consórcio, o Governo Federal agendou uma reunião para o dia 23 de março.

O Governo de Goiás reafirma o empenho em busca de uma solução rápida, aos moldes da que existe na Região Metropolitana de Goiânia, em que Estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que tem garantido a manutenção do valor desde 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *